Quer mais? Pesquise aqui!

domingo, 6 de junho de 2010

Vista cansada, quem tem?

Como sabem, estou com o livro aqui “Como enxergar melhor sem óculos”, bem, não uso óculos, mas comprei esse livro por justamente sofrer em frente ao computador, pois passo a maior parte do meu tempo em frente a uma tela, e como sabem, uma hora ou outra seus olhos acabam sofrendo.

E no meu caso, isso vem acompanhado de olhos lacrimejando, visão turva e dores de cabeça. Então procurei pela internet algum método que pudesse me ajudar e encontrei o método Bates que é bem explicado nesse livro.

E justamente o método bates trata do meu trabalho, e posso dizer com toda certeza que funciona, bastou seguir dicas simples para meus problemas desaparecerem.

Então lá vai a técnica que segui. Esta está na página 85 do livro:

O importante nesse caso é saber que o desconforto sofrido pelos olhos ocorrem muitas vezes nesse caso devido a postura com que se está vendo algo na tela. Então pequenos atos, que se monitorados e feitos da maneira correta vão melhorar e muito a sua visão nesse caso.

Relaxe enquanto estiver lendo ou assistindo algo, mantendo os olhos móveis, procurando mexe-los de uma lado para o outro na tela, isso se você estiver por exemplo assistindo a um filme.

Piscar umas 10 vezes por minuto, atenção nesse detalhe, piscar a essencial, e praticando esse exercício em percebi que essa era uma das minha deficiências, estava deixando de piscar cada vez menos.

Algo que o Matheus, autor do livro, chama a atenção, é que casos como esse de vista cansada acabam sendo quebra-cabeças para os oftalmologistas, pois do ponto de vista clínico, o olho está saudável, os mais experientes se recusam a prescrever óculos para esse problema mas muitos se sentem no dever de fazer isso, e o resultado é que o problema em si não é sanado, acaba sendo um alívio temporário, fazendo com que o olho perca gradualmente sua capacidade de focalização e por final a capacidade de enxergar sem óculos.

Então é:

  1. Piscar frequentemente.
  2. Mobilidade contínua. (Não deixe seus olhos imóveis por muito tempo)
  3. Colocar um quadro de Snellen (exemplos aqui e aqui).

Deixe o a uma distância de 3 a 6 metros de si, e sem óculos, leia-o da seguinte maneira:

Uma letra de cada vez. Pisque após cada letra.

Leia as linhas de menor tipo que puder ver, sem demandar mais esforço do que fez para as letras maiores. E não deixe de piscar após a leitura de cada uma dessas letras.

Agora leia o quadro com ambos os olhos abertos. Em seguida, faça o mesmo processo com um olho tapado não tocando na vista tapada, bastando colocar a palma da mão em concha em cima do olho.

Se um vista for mais fraca do que a outra, exercite a mais do que a outra.

  1. Leia sem óculos, mantendo o livro a 35 cm dos olhos.

Pisque de uma a duas vezes na leitura a cada linha. Faça isso pelo menos durante cinco minutos ao dia piscando duas vezes a cada linha.

Poucas semanas de prática com 15 minutos ao dia já trazem grandes benefícios.

5 comentários:

  1. Isso, além de ser para vista cansada, também é para melhorar a visão, correto?

    Ai surge uma dúvida minha. Eu sei que é possível melhorar muito a visão periférica com um treinamento adequado. Mas será que é possível (com um certo treinamento) melhorar muito o foco da visão? Enxergar coisas cada vez menores?

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso não, ai você já estaria falando de enchergar como em um microscópio e nesse caso temos uma limitação de foco natural. É como se perguntar se é possível para um homem comum levantar 10 toneladas, até poderia se não tivessemos um limite natural do nosso corpo como a carga máxima que nossos ossos podem suportar.

    ResponderExcluir
  3. Não me referia a esse nível. Tava me referindo a voltar a enxergar como eu enxergava a 10 anos atrás. Tinha muito mais facilidade para enxergar coisas pequenas.

    ResponderExcluir
  4. Ou talvez, quem sabe, conseguir enxergar os pixels a uma distância normal do monitor.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, entendi agora.
    Então, como o próprio autor do livro que indiquei fala. Se seu problema não for degeneração crônica, há sim a possibilidade de você voltar a enxergar como antes, inclusive no livro ele descreve que tratou casos assim. Talvez seu problema seja apenas falta de foco e os exercicios ajudariam a reverter isso. Aconselho que faça, não vai custar nada, como eu disse, se não for algo crônico e sim algo que é descrito no livro, vai voltar sim.

    ResponderExcluir