Quer mais? Pesquise aqui!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meditar estudando

Você que esta com vontade de meditar sempre acha que não há tempo, engano seu. Há diversas maneiras de se meditar.
Meditar pode se traduzir em manter o foco, observar, observar algum objeto, manter o foco nele ou observar os pensamentos.
Podemos meditar de diversas maneiras durante o dia, já que o objetivo básico da meditação é nos levar ao controle da mente só precisamos usar de boa forma cada momento da nossa vida de modo a ter controle sobre os cavalos que conduzem a inteligência.
Uma maneira básica de meditar que estou utilizando. Quando estiver lendo algo, estudando para uma prova por exemplo e quiser assimilar o máximo possível de informação, tente se concentrar o máximo possível no conteúdo. Explico.
Quando você esta lendo, sua mente não parece fugir do assunto as vezes? Você por mais interessante as vezes que está o assunto não acaba voltando a atenção para o mundo externo? Um barulho da porta, um gota que cai da torneira, o latir dos cães, a atenção para ver se o telefone ou não tem alguém chamando.
Repare que enquanto lê sua mente sai do foco da leitura diversas vezes, está ai então uma boa forma de meditar, trazer o foco, a atenção mental para o assutno que você está lendo.
Então, quando estiver lendo algo, tente não prestar atenção ao ambiente externo, pense que existe somente um sentindo, sua visão, pense que é o unico sentido capaz de te tirar a atenção, esqueça que esta sentindo algo na pele, esqueça que está ouvindo e mergulhe no assunto, vamos supor que lendo um texto você esta abordando um paragrafo longo, enquanto vai lendo, tente lembrar qual o assunto daquele paragrafo, qual o assunto do texto, porque está lendo ele, as palavras lidas te fazem lembrar de algum assunto relacionado? Isso ajuda a fixar, quando associamos algo com alguma lembrança fica bem mais fácil trazer aquele conhecimento para fora quando necessário. Se chegou ao fim do parágrafo e vai iniciar o próximo, o que abordou o parágrafo anterior? Conseguiu entender? O parágrafo que você está começando a ler está relacionado ao anterior? E as palavras, entendeu tudo, ou teve duvida em algo?
Continue lendo, apenas vá pensando tem tudo isso, deixe a revisão para o final, tente com isso enxarcar a mente com o conteúdo, tente estimular a mente a memorizar toda essa informação, tente com isso estimular a mente a trazer de dentro algum conhecimento relacionado ao que você está lendo para ajudar na fixação. Se algum pensamento não relacionado ao assunto aparecer ou sua atenção se voltar para fora, descarte-o, esqueça e volte sua atenção ao texto.
No início pode parecer dificil, mas para tornar uma tarefa um hábito é preciso repeti-la, se fizer isso, depois vai conseguir por si só a manter a atenção em qualquer coisa que estiver lendo, melhorando assim sua retenção.
Se estiver lendo algo no computador poderá ser melhor fechar alguns programas do twitter, facebook ou msn que sempre ficam mostrando notificações e que podem tirar sua atenção, ou você pode tentar manter o foco mesmo assim.

Repare que assim como na meditação imóvel sua mente, tente sair, tenta pular fora do objeto de contemplação, no caso o texto, são os cavalos da mente tentando tomar um outro caminho muito vezes definidos pelos sentidos.

Bom, somente uma dica básica, ela serve muito para aqueles que querem meditar da maneira convencional, sentando e prestando atenção na respiração por exemplo, mas que não encontram tempo devido a correria do dia  a dia. Se você for capaz de realizar o exposto acima, fazendo sua mente se focar totalmente no texto, no assunto lido, sem se distrair, acredite, qualquer outro tipo de meditação, como a convencional, será muito, muito mais fácil porque todas partem do princípio básico do foco mental e quanto mais você praticar, mais rápido você evolui.
Sem falar que isso ajuda bastante na leitura dinâmica, porque na leitura dinâmica como se lê muito rápido, é necessário grande foco no texto lido para que a informação seja melhor assimilada e a linha de raciocinio não seja quebrada.













Nenhum comentário:

Postar um comentário