Quer mais? Pesquise aqui!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diário de treino – Leitura Dinâmica

Bom, resolvi colocar aqui meu diário de treino, serve até de estímulo para mim que as vezes sou bem relaxado, assim posso ir relatando aqui minha progressão, isso se eu progredir.
Então lá vai, vou descrever abaixo meu treinamento, colocarei os dias que já fiz e nos dias subseqüentes vou atualizando essa página e mostrando minha evolução. Vamos ver no que vai dar.

Objetivo

Tentar dar pequenos passos para que o cérebro aprenda padrões, par que a decodificação se torne inconsciente. Assim, só de olhar para o texto a compreensão virá. Farei isso todos os dias até obter resultados.

Por que isso?


Simples, esses dias estava pensando, por que eu tento e tento e não consigo quebrar a barreira da leitura comum?
Por que não consigo ler como Evelyn Wood lia?
Li palavra por palavra a minha vida inteira, então agora é hora de quebrar esse paradigma e ensinar meu cérebro a fazer as coisas de maneira diferente.
Por que simplesmente não posso olhar para um texto e instantaneamente já saber, já compreender seu significado, é um retrocesso ter que ler palavra por palavra somente para poder entender, sei que minha mente pode fazer muito mais do que isso, então lá vai eu.

Qual o fundamento?


É como aprender a dirigir, isso eu consegui recentemente.
Já viu quanto movimentos você tem que fazer para poder controlar um carro, pode não ser grande coisa, mas já imaginou a coordenação que tem que ter, principalmente no inicio, controlar as marchas, embreagem, freio, acelerador, prestar atenção no retrovisor, sinais de trânsito, sem falar naquelas horas para não deixar o carro morrer no caminho.
Ai então com treinamento e persistência, aos poucos tudo isso vai sendo assimilando por sua mente, no inicio tudo é mais difícil, devido a quantidade de informação ser grande e sua mente consciente não conseguir gerenciar tudo isso.
Mas o treinamento vai fazendo com que essas habilidades se tornem inconscientes, se tornem automáticas, sabendo disso, aprendi a dirigir muito bem sem ter que ficar tão apreensivo toda hora que pegava um carro.
Então aqui nesse treinamento para leitura dinâmica vou fazer a mesma coisa, um pouquinho de cada vez para que meu cérebro aprenda os padrões e passe a fazer as coisas de maneira automática, basicamente vou ensinar minha mente, o inconsciente a como desempenhar determinada tarefa e vamos ver no que vai dá.

Meta

Absorver por completo o sentido do texto, assimilando o máximo de detalhes.

Técnica

Bom, primeiro escolhi um livro para poder começar o exercício:
Livro: Como a mente funciona
Autor: Steven Pinker
Páginas: 666

Bem, neste exercício, começarei pelo prefácio, como viu na minha meta, é absorver por completo o sentido do texto lido, inclusive os mínimos detalhes, como nomes, endereços, quero ter uma aprendizagem consciente, quase como se tivesse parado para decorar todo o texto, sei que parece algo insano para leitura dinâmica, mas não acho impossível de conseguir.

Tarefas


1ª tarefa

Passo os meus olhos tentando abordar duas linhas de uma vez só, do início ao fim da linha, com isso abordo várias palavras de uma vez só.
Enquanto faço isso, tento pegar palavras chaves, sem subvocalizar o texto e vou pensando nelas tentando forçar minha mente a extrair significado daquilo.
Depois de terminado com o prefácio, faço o mesmo exercício novamente e com a mente focada no texto.

2ª tarefa

Aqui passo os meus olhos por cada linha do prefácio novamente, atenção, aqui é uma linha por vez, sem subvocalizar e numa velocidade média, sem ficar estacionado muito nas palavras, procuro deixar  a mente viajar pelo texto enquanto meus olhos passam por ele.

3ª tarefa

Aqui volto a repetir a 1ª tarefa.

5ª tarefa

Agora aqui, passo meus olhos por cada bloco de texto no prefácio, como se imaginasse um quadrado e dentro dele, determinada porção do texto, traço um z ou w imaginário, fazendo com que através da minha visão periférica eu possa captar a maior quantidade de palavras possíveis.
Repito isso por 3 vezes.

Relaxe

Enquanto pratico isso, costumo colocar uma música para tocar, normalmente é new age, clássica, celta ou medieval, tento prestar certa atenção na melodia enquanto estou lendo, assim evito com que venham pensamentos que aparecem do nada na minha consciência, atrapalhando assim minha concentração.
No final, tento ver se ficou alguma impressão do material lido na minha mente, tentando lembrar de algo.

Adicional

Como adicional, procuro realizar essas tarefas enquanto vou lendo outras coisas durante o dia, como em blogs, noticias, fóruns, para poder ir ajudando o cérebro a se acostumar ao novo ritmo.

Diário

26/05/2010
Sem muita compreensão do que foi lido, a não ser algumas palavras chaves.
27/05/2010
Confesso que aqui comecei a sentir alguma coisa, fica mais fácil passar os olhos pelo texto sem subvocalizar, algumas frases tenho percepção de sentido, já em outras não. Mas já dar para ter uma noção geral do conteúdo do prefácio.
28/05/2010
Aqui estou do mesmo jeito do dia anterior, vamos ver como serão os próximo dias.
29/05/2010
Lendo o prefácio ainda não percebi nada que fosse diferente do dia anterior, mas percebi certa melhora ao ler algumas matérias em alguns sites, foi mais rápido e suave sem ter que ficar parando em palavra por palavra.
30/05/2010
Mesmo nível do dia anterior, e ainda tentando.
31/05/2010
Mesmo do dia anterior, mas fica mais fácil poder perceber textos e ler mais rápido.
01/06/2010
Não treinei.
02/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores.
03/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores.
04/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores, apesar disso sinto melhora quando acelero minha velocidade de leitura sem perder a compreensão.
05/06/2010
Nada ainda, o mesmo do dia anterior.
06/06/2010
Não pratiquei
07/06/2010
Não pratiquei
08/06/2010
Percebi avanço na minha velocidade de leitura sem ter que ficar fazendo tantas fixações, e o livro que tinha encomendado chegou, e até onde já li é excelente e já estou colocando em prática o que estou aprendendo nele, acredito que a partir de agora os resultados serão melhores.
09/06/2010
Não pratiquei
10/06/2010
Mesmo dos dias anteriores mas estou tendo avanços na velocidade de leitura bem como compreensão.
11/06/2010
Agora que coloquei o seguinte exercício na minha rotina está ficando cada vez melhor, lendo mais rápido sem perder tanto a compreensão
12/06/2010
Aqui o mesmo do dia anterior, mas estou sempre aplicando a todo tipo de material que estou lendo.
13/06/2010
O mesmo do dia anterior.

Bom, decidi parar o relato diário. Mas já informo que tive resultados e agora é só ir prosseguindo nos exercícios. Assim que atingir meu objetivo de ultrapassar as 3000ppm eu faço um post específico.
Mas a palavra chave é perseverança.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como eliminar a subvocalização na leitura dinâmica

Bom, não sou um leitor dinâmico muito veloz, mas estou voltando aos treinos.
Algo que já vi por ai é que muita gente tem dificuldade em eliminar a subvocalização, aquela voz sorrateira que sempre persiste enquanto se está lendo alguma coisa. E acaba impedindo que alguns alcancem velocidade maiores e tenham melhor compreensão.
Bem, vou colocar aqui o que já li sobre o assunto e o que deu resultado para mim.
Bem, antes de começar a praticar leitura dinâmica, era inevitável, sempre que eu passava meus olhos pelo texto, sempre acabava lendo o que estava escrito, mesmo que fosse uma palavra ou outra, isso acabava limitando minha velocidade e por conseguinte minha capacidade de compreender o texto lido.
Pesquisando vi uma técnica utilizando música por exemplo. Você coloca algo para tocar, em volume baixo e tenta prestar atenção ao som da música enquanto vai lendo o texto, passando os olhos por cima ou mesmo cantando enquanto se lê, pode parecer difícil e contraprodutivo mas nada que a prática não resolva.
Pode tentar também tocar um som mentalmente enquanto vai passando os olhos pelo texto, lembrando que isso exige prática, seja persistente e os resultados apareceram.
Outra técnica também que utilizei e que me ajudou muito foi a seguinte.
Utilizo nesta técnica um metrônomo.

Calma, não uso o da imagem acima, o metrônomo serve para você poder marcar o compasso de algo que está fazendo, até onde sei músicos utilizam bastante. Se procurar pela internet vai achar diversos programas que tem a mesma função, inclusive para se instalar no celular, como no meu caso ou mesmo em um ipod-touch, que também tenho.
O legal desse exercício é que ele ajuda a aumentar sua velocidade também, bem, vamos aos passos.
Primeiro regule o metrônomo para determinadas batidas por minuto, para você iniciante podem deixar em 40 ou 30 batidas por minuto.
Pegue um livro, sente em uma posição confortável, se preferir, coloque a ponta do seu dedo abaixo de uma linha na página, coloque o metrônomo em ação e comece a ler, o objetivo aqui é ir passando os olhos pela linha, você deve completar cada linha a cada toque do metrônomo, vera que em um minuto ter percorrido 40 linhas se o metrônomo estiver regulado para 40 toques. Vá fazendo isso e anotando em um cadernos sua progressão, a cada dia que passar tenha como meta aumentar os toques e por conseguinte sua velocidade, verá que fazendo um calculo básico, se chegará facilmente a quantas palavras por minutos você está lendo.
Lembre-se, o importante aqui é ir passando o olho pelo texto tentando capitar o máximo possível de palavras na linha no melhor tempo possível, verá que me apenas 1 semana já terá aumentado e muito sua velocidade, e a cada vez que for aumentando verá que fica mais difícil subvocalizar o texto, não se preocupe inicialmente com a compreensão, já que devido a velocidade inicial alta ela fica comprometida, mas não desanime, a mente tem uma grande capacidade de adaptação, em 1 semana fazendo esse exercício já irá notar resultados.
No meu caso, já consigo simplesmente olhar para palavras em um texto e não subvocaliza-las, a compreensão em si não é grande, mas estou praticando isso também para poder ir melhorando.
Bom treino e qualquer dúvida, pergunte.

[UPDATE]

Meu celular é um symbian, modelo n70, nele utilizo esse software aqui como metrônomo:

http://www.mobiletopsoft.com/symbian/freeware/download-s60-metronome.html

Baixe e instale e aproveite.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Historia da Leitura Dinâmica

Nesse artigo vou apresentar uma breve história da Leitura Dinâmica.

Bem, antes de conhecer efetivamente a leitura dinâmica achava que por ler mais rápido, isso iria atrapalhar a compreensão do que seria lido. Via também muitos comentários desse tipo. Mas estudando mais a fundo, que que esse ler mais rápido era simplesmente ler melhor, de maneira mais efetiva onde se tivesse compreensão do que era lido.

Tudo começou em em 1946 quando a professora Evelyn Wood acreditava que poderia aumentar a velocidade de leitura, ultrapassar a barreira das 1000 palavras por minuto.

Isso ficou evidente para ela quando ela se deparou com a incrível velocidade do professor Lowell Lees da universidade de Utah. Foi no momento em que ela lhe havia entregue um documento de 80 paginas esperando que ele o levasse para le-lo em casa e pudesse retornar mais tarde como muitos professores preferiam. Então ele tomou o documento dela e o leu ali mesmo em menos de 10 minutos. Então o classificou e entregou a Evelyn.

Ela notou que ele tinha realmente lido o documento, percebeu na conversa que se segui com ele que estava completamente familiarizado com o assunto, inclusive com os argumentos utilizados e as falhas no documento.

Evelyn encontrou ali o que estava procurando, um leitor dinâmico. Calculando depois ela viu que o professor Lees leu o documento em uma velocidade de 2500 palavras por minuto.

Evelyn tentou, mas não encontrou nenhuma técnica aparente que o Lee fazia para ler.

Com o tempo Evelyn foi encontrando leitores dinâmicos em que a velocidade variava de 1500 a 6000 palavras por minuto, mas de novo não conseguia encontrar um ponto em comum entre eles, do qual ela poderia se aproveitar para poder fazer como eles.

O único fato que ela notou era seus olhos se moviam muito rápido, indo em uma direção dominante, a vertical até o fim da página.

Então em um dia de Outono em 1958 ela começou a ler um livro chamado Green Mansions de W. H. Hudson. Ela o estava lendo rápido, mas nada que se comparasse aos leitores dinâmicos que ela havia encontrado.

Frustrada ela atirou o livro na água.

Um tempo tempo depois percebendo que sua frustração não iria dar em nada, pegou o livro novamente.

Começou então a ler o livro de onde havia parado e percebeu que dessa vez estava melhor, a história estava fluindo, o livro estava meio sujo, então era necessário limpa-lo, para isso enquanto estava lendo, ia limpando com a mão. De repente ela estava lendo em alta velocidade, seus olhos abarcavam todo o texto de acordo com o movimento natural de sua mão.

Antes de notar isso, ela havia lido mais de 50000 palavras em menos de 10 minutos, aproximadamente 5000 palavras por minuto.

Desta experiência nasceu o método básico de leitura de Evelyn Wood, nem preciso dizer que esse método dela ficou famoso nos Estados Unidos, inclusive um dos que fizeram o curso foi o estadista John F. Kennedy.

 

Bem pessoal, essa é uma breve história, mas talvez você esteja cético se realmente é possível ler nessas velocidades fantasticas.

No próximo artigo mostrarei o embasamento para que você compreenda o porque da leitura dinâmica funcionar.

Até mais.

 

Bibliografia

Leitura Dinâmica e Aprendizagem, Geraldo R. Caravantes e Paulo Flávio Ledur 2ª Edição, Age Editora, São Paulo, 2006

http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_43069.shtml, acessado em 15/02/2010

The Evelyn Wood Seven-Day Speed Reading and Learning Program, Stanley D. Frank

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Minha técnica para digitar mais rápido

Esses dias me atrevi a digitar um texto em inglês, na verdade, para poder traduzi-lo, não dava para copiar e colar.

Então comecei a perceber que toda vez que que tentava prestar atenção em que palavras estava digitando, digo, na seqüência de letras, percebia que a probabilidade de erro era maior, percebi também que as vezes nem me dava conta e já tinha digitado a palavra sem um único erro. É como se minhas mãos tivessem vida própria.

Então fiz um experimento interessante.

Coloquei uma música para tocar, e enquanto ouvia, eu simplesmente olhava para o texto e começava a digitar, prestando atenção na música, dessa maneira conseguia tirar o foco da minha atenção dos meus dedos. E as vezes sinto uma sensação agradável, como se os dedos se mexessem por conta própria.

O legal é que com isso digito mais rápido e sem nenhum erro, a não ser quando acabo prestando atenção de alguma maneira ao que digito, e mesmo quando penso que errei a palavra, quando vou verificar, a transcrição está exata.

Quis compartilhar isso pois achei interessante a maneira como nossa mente lida com coisas que fazemos.

Como enxergar melhor sem óculos

Quando falamos de aprender melhor, algo que não pode ficar de fora são nossos olhos, extremamente úteis para se assimilar informação no mundo de hoje.
Estou lendo um excelente livro chamado “Como enxergar sem óculos” do M. Mateus de Souza. Nesse livro seu autor mostra o método Bates para enxergar melhor, e dependendo do quadro clínico dos seus olhos, os óculos podem ser deixados de lado. Após terminar de ler o livro pretendo colocar aqui as técnicas mostradas no livro e é claro minha experiência pessoal com alguns métodos.

verbem

Então aguardem pelos artigos.
Update:
Primeiro artigo da série.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeira postagem

Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem no blog, aqui vou falar sobre coisas relacionadas a mente, como aprendizagem acelerada e descobertas interessantes sobre o cérebro.

No momento pretendo publica algo relacionado a leitura dinâmica. Vou postar aquilo que estou aprendendo e espero a colaboração de vocês, então aguardem os próximos artigos.