Quer mais? Pesquise aqui!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais um exercício para aprimorar a velocidade

Como sabem, meu livro “Leitura dinâmica em 7 dias” chegou, estou adorando ele, e posso dizer que com os exercícios dele e com os que eu já estava fazendo, minha velocidade aumentou e posso sentir a leitura muito mais fluída sem afetar a minha compreensão, estou adorando.

Então lá vai uma dica de exercício para você fazer, mais abaixo eu explico o fundamento dele.

Peque um texto, pode ser um livro velho, revista com um artigo extenso ou mesmo jornal, e faça marcações no texto conforme eu fiz abaixo, com traçados para separar grupos de palavras:

Os robôs com /várias rodas sempre/ foram os preferidos dos/ especialistas quando /se trata de andar por/ terrenos desconhecidos,/ sobretudo em outros planetas.

Ainda que o/ robô marciano Spirit/ tenha atolado, o que forçou /a NASA a transformá-lo/ em uma plataforma fixa de/ observação,/ os engenheiros acreditam que as/ rodas são mais/ seguras, apesar de permitir uma /mobilidade mais limitada.

Mas há alternativas./ E a que está sendo/ levada mais a sério é uma /espécie de robô /rolante, ou uma bola robótica, dependendo /o ponto de vista.

Como pode ver acima, separei grupo com com isso “/”, se você tentar ler o texto acima, mas ao invês de palavra por palavra, o grupo separado pela barra, verá que sua leitura fica mais rápida.

O objetivo aqui é fazer com que seu cérebro se acostume a captar grupos de informações com menos paradas possíveis por cada linha lida, assim ao invés de ler palavra por palavra, você lerá 2 ou três de uma vez só, contribuindo para o aumento de velocidade, não se preocupe tanto com a compreensão, simplesmente faça o exercício por pelo menos 15 minutos por dia, verá melhoras com certeza.

Isso também acaba por contribuir para que a subvocalização desapareça, pois aos poucos sua mente aprende a absorver unidades de informação ao invés de palavras isoladas.

Atenção, tudo requer prática, então não desista, estou tendo resultados e você também terá.

A medida que eu for podendo eu vou postando mais dicas aqui e depois que estiver craque mesmo pretendo fazer um artigo completo com algo bem didático para que qualquer um possa fazer e ir mensurando resultados.

2 comentários:

  1. Ola Edipo (acho que eh esse o seu nome...mas nao tenho certeza)

    Interessante o seu blog e seu esforco para aprender leitura dinamica.

    Eu tambem tenho muito interesse pelo assunto. Nao eh nada facil progredir e estabilizar alem das 400/500 palavras por minuto.

    eu consegui montar um exercicio bacana essa semana, antes eu pegava livros na biblioteca, usava o metronomo, mas era sempre dificil controlar a velocidade ou o numero de palavras dos textos, ou o formato da pagina para treinar com melhor qualidade.

    para esse comentario nao ficar gigante, sera que poderia me passar seu email ou outro contato ai mando tudo para voce.

    meu contato eh al.everson@gmail.com

    flw boa sorte nas leituras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda para mim também!!!
      danieldacorte2009@gmail.com

      Excluir