Quer mais? Pesquise aqui!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Digitar na velocidade máxima sem errar

Já se deparou naquela situação em que você tem que digitar de uma dia para o outro um documento de 50, 100 ou 150 páginas?

Talvez sim. Desanima não é?

Porque desanima?

São 150 páginas.

Milhares de palavras.

Você é lento como digitador.

E mesmo se for rápido, como eu, tem que ficar voltando atrás vendo as letras que não foram digitadas, porque vez ou outra, devido a alta velocidade você acaba “engolindo algumas”.

Então vou relatar aqui, algo que aconteceu comigo e que eu achei muito interessante.

Bom, eu sempre quis digitar de maneira eficiente sem errar uma única palavra, eu sabia que isso era possível, porque? Porque em diversos momentos que eu estava digitando um documento eu  percebia que eu não precisava em si, pensar exatamente na composição de uma palavra para poder digita-la, era como se meus dedos por alguns instantes tivessem vida própria e digitassem por mim. Mas só durava alguns segundos. Junto com isso vinha a sensação de falta de controle, muito estranha, pois como eu disse, você não parece ter controle sobre onde os dedos apertam, mas vi que isso era apenas um condicionamento, estamos acostumados em diversas atividades a ter controle consciente sobre cada passo, assim é digitar e não é assim com desenhar por exemplo, onde você simplesmente desenha e se perde no meio da tarefa. Digo, se absorve nela.

Sempre fiquei impressionando com isso e me perguntava.

Porque eu erro tanto, porque é tão difícil digitar algo sem errar se tem vezes que posso digitar uma sequência de palavras sem errar uma única letra?

Lendo o livro Desenhando com o lado Direito do Cérebro e o Fotoleitura Sistema Whole Mind e atravês de meditação, eu fui tendo alguns insights com o tempo. E percebi que assim como o desenho, digitar envolve as mesmas habilidade de Betty Edwards fala sobre o desenho em seu livro que indiquei acima, portanto é uma habilidade de competência do lado Direito do cérebro, mas assim como no desenho, há o conflito entre o lado esquerdo e direito, com um querendo assumir habilidades do outro. Minha teoria, assim como postula a Betty, e de que quando começamos a digitar, apenas copiamos algo que está em papel ou em mente por exemplo, e passamos para o computador, você olha e digita, é como olhar algo e desenhar, mas como digitar envolve linguagem também, isso porque você reconhece letras, o lado esquerdo tenta assumir controle, mas como ele age de maneira sequencial, ele não e rápido o suficiente para poder controlar seus dedos e faze-lo digitar sem errar.

Essa foi a chave que eu percebi no meu caso, nos poucos momentos em que eu conseguia digitar palavras de maneira bem rápida sem ao menos pensar, era o meu lado direito que encontrava uma  brecha e controlava os dedos.

Ai pronto, assim como a Betty indica no livro dela em relação ao desenho, eu precisava de uma maneira para poder silenciar meu lado esquerdo, controlando ele voluntariamente deixando o lado direito fazer o trabalho. E foi justamente a prática de meditação que me ajudou a aperfeiçoar esse controle, ainda não estou no grau que queria, mas acredita, evolui muito.

Minha grande surpresa foi quando um dia, eu peguei um texto para digitar e digitei quase uma folha inteira sem errar uma única letra e em uma velocidade muito rápida. Qual a sensação que eu sentia no momento?

Simples, prazer, na hora comecei a rir, pois vi que minha teoria estava certa, por alguns minutos eu consegui silenciar, travar meu lado esquerdo e o direito controlou a situação, no momento em que eu digitava eu não precisava pensar na palavra, apenas olhava para o texto e digitava. Já se deparou com situação em que você faz determinadas tarefas e suas mãos simplesmente se mechem como se você não precisasse controlar cada movimento, definindo o que deve ser feito? Pois é, e parecido com isso. Desde que isso me aconteceu estou tentando controlar essa transição do lado esquerdo para o lado direito conscientemente, sei que estou perto, mas acredito que quando eu conseguir, ganharei muito mais que a habilidade de digitar longas páginas de texto sem errar uma única letra.

Um detalhe, em quando eu digitava eu podia sentir uma sensação muito ruim de conflito no meu corpo, experimente o seguinte, tente digitar enquanto ouve uma música mas tente acompanhar a letra mentalmente, isso enquanto digita o texto que esta lendo. No meu caso eu sinto uma sensação de conflito enorme, como se uma parte de mim quisesse fazer uma coisa e a outra parte, outra. Isso se da por causa das habilidades, cada lado do seu corpo fica tentando tomar as rédeas da situação, mas como o lado esquerdo é sequencial, não consegue lidar com várias coisas ao mesmo tempo, ele se divide entre a música e na tarefa de digitar, enquanto você faz isso o lado direito tenta assumir o controle para digitar, por isso o conflito, porque como somos todos condicionados a ser sequenciais em nossas tarefas, o  lado esquerdo tem um poder de decisão maior, mas que pode ser mudado.

 

Bem, só isso, dúvidas, comentários.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Outra técnica para eliminar a subvocalização

 

Outra técnica que aprendi por experiência própria, que ajuda a eliminar a subvocalização é usando música, diferente da outra que eu tinha ensinado onde você canta mentalmente uma música, nessa você colocar uma música para tocar, uma que seja fácil para você poder prestar atenção na letra. Após isso tente ler um texto qualquer e vai ver que será quase impossível ler a não ser que você deixe de prestar atenção da letra da música. Treine sempre assim, dessa maneira estará aperfeiçoando sua habilidade de ler um texto apenas passando os olhos.

 

Mas pratique e pratique, só assim o resultado aparece.

domingo, 19 de setembro de 2010

Enxergando bem sem óculos – Parte 2

Dando continuidade a série de artigos sobre ver bem sem óculos.

Clique aqui para a Parte 1

Aqui temos uma visão geral do olho humano:

Human_eye

Temos assim então:

  • Esclerótica – branca, exterior, inelástica e rígida, opaca
  • Córnea – translucida, opaca, permitindo a entrada de luz, incolor
  • Coróide – onde estão os vasos sanguíneos
  • Retina – situada na parte interna

 

E uma visão de como estão posicionados os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos:

Eyemuscles

O olho é divido em duas câmaras, que são separadas pelo Cristalino, temos a frente então a câmara preenchida por um liquido chamado humor aquoso e é essencial para manter a correta pressão do globo ocular.

Na câmara anterior temos a íris e a pupila, responsável por regulara a quantidade de luz que entra pelo olho.

Na parte interna temos a retina e atrás dela o pigmento responsável pela cor dos olhos. A parte interna é cercada por um liquido gelatinoso chamado humor aquoso. Responsável por manter o formato do olho também.

Base do sistema

 

  • Existem pressupostos básicos que você deve entender, são:
  • Seus olhos tem poder de recuperação
  • Vista cansada é causa da perturbação visual e não o resultado.
  • Relaxar é essencial, sendo essa uma das bases do sistema. Relaxar é igual a se recuperar. Verá que exercícios aqui sempre contém a partes de relaxamento.
  • Disciplina. Aprender as técnicas e aplica-las diligentemente visando remover os maus hábitos.

 

Cansaço visual

 

No antigo sistema de Helmholtz temos que a causa de enfermidades oculares esta baseado na conformação defeituosa do globo ocular.

No sistema Bates isso já acontece devido ao cansaço visual.

Sendo este de dois tipos, visual e crônico.

No agudo acontece em diversos casos quando se lê por exemplo quando se está doente, gripes, resfriados. Pode acontecer cansaço visual também quando a superfície do olho entra em contato com ar muito frio ou quente, exposição alta a luz, contato com corpos estranhos. Também em períodos longos de leitura.

No crônico é mais difícil de ser percebido pois pode se apresentar de diversas maneiras.

Mas pode aparecer devido a fatores como iluminação, tamanho das letras ao se ler, distância do material a ser lido, dores de cabeça e de dente podem também acabar afetando no cansaço visual. Pureza do ar, falo de ambiente poluídos como perto determinadas fábricas e poluição provinda de automóveis e auto-intoxicação devido a problemas digestivos.

Assim o cansaço vai sempre se manifestar seja por fadiga nos olhos, dores de cabeça, comichão nos olhos, inflamação nas pálpebras e redução de visão.

 

Segredos da boa visão

 

Piscar

Piscar é algo essencial para se ter uma boa visão, basta reparar que frequentemente muitos de nós esquece de piscar, principalmente quando estamos diante da tv, do computador, acabando por assim cansar e irritar os olhos. E também porque temos um lubrificante natural produzido pela glândula lacrimal, a lágrima. Assim contribui para manter os olhos higienizados, dá mais brilho aos olhos, mantém úmida a córnea, evita partículas de matéria sobre o olho. O piscar também proporciona aquecimento nos olhos, principalmente nos dias frios e ajudam no relaxamento dos músculos da pupila e estimula a circulação de liquido linfático pelo olho.

Piscar não vai atrapalhar sua capacidade de ver, é um processo que deve ser natural.

No meu caso, percebi que minha vista ficava irritada durante o pouco tempo que eu estava em frente ao computador. De posse das informações do livro, comecei a perceber que algo que eu não estava fazendo era piscar frequentemente, depois que tomei consciência disso e piscar com mais freqüência, meu cansaço visual reduziu, inclusive as dores de cabeça por ficar horas em frente ao monitor do computador.

Então tenha como hábito piscar frequentemente até ficar inconsciente.

Visão focada

Outro ponto é manter a visão focada em sincronia com a sua intenção de ler por exemplo, as vezes tentar forçar a visão acima daquilo que se pode realmente enxergar pode gerar efeitos negativos, isso por que o ponto onde incide a imagem, a mácula lútea nos olhos, é muito pequeno, mas como nosso olho se desloca muito rápido temos a ilusão de ter percorrido uma vasta área com a visão e que isso foi conseguido com apenas uma passada com o olho.

 

Mobilidade

Nesse caso é livrar o olhar de movimentos tensos, temos assim mobilidade voluntária e involuntária. É importante ficar consciente desses movimentos, e se dão também de acordo com a atividade que estamos fazendo como ler ou praticar algum esporte. Como eu já disse anteriormente, apesar de termos a ilusão de que a visão é continua, como na leitura, não é, pois nesse caso sempre fazemos micro movimentos para podermos captar melhor a informação. Saber disso dá importância maior ao fato de se poder relaxar para que assim a visão não fique afetada.

Luz

Aqui é basicamente quando a luz é usada nas mais diversas situações ao nosso favor.

A luz do sol em quantidade moderada sobre os olhos é benéfica, mas como não e segredo para ninguém, seu excesso prejudica gravemente.

Lembrar-se também do seu correto uso em atividades como ler, assistir e fazer algo em frente ao computador.

 

Bom, ficamos por aqui, o próximo artigo abordará os exercícios.

Até breve.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enxergando bem sem óculos – Parte 1

Bom, depois da minha proveitosa leitura do livro Como enxergar bem sem óculos, vou colocando aqui os exercícios apresentados bem como situações para aplicação.

16398_4
Vou colocar aqui os passos com minhas próprias palavras com o objetivo de divulgar o método, fazendo assim com que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas.
Gostaria também que aqueles que fossem utilizar o método, que relatassem aqui no campo de comentários, as melhoras obtidas.
Vou dividir os exercícios em uma série de artigos, esse será o primeiro.
Nada melhor para começar do que pelos fundamentos, é muito importante entender qual é o embasamento do sistema Bates para que assim se possa seguir os princípios com mais consciência e efetividade.
Ressalto que o que vou apresentar aqui são informações conforme o livro que eu li, vou ser objetivo, mas para mais detalhes aconselho a compra do livro.

Fundamentos

Criador

O método foi criado por William Horatio Bates, médico nascido em Nova Jérsei.
Contrariando os conceitos da época, Bates, se empenhando pelo estudo da visão e as causas das suas enfermidades, percebeu que, ao contrário do que se pensava, o olho era capaz de se recuperar quando recebia os estímulos certos e que as enfermidades então, a maioria delas eram decorrentes basicamente do cansaço da visão, este por qual decorrente da constante tensão sofrida pelos músculos que envolvem o globo ocular.
Assim, percebeu que vários distúrbios da visão podiam ser curados e não apenas aliviados como o que acontece quando se simplesmente se usa óculos. Indo assim contra o que se ensina pelos postulados de Helmholtz, onde problemas na visão eram simplesmente atribuídos a modificações na forma do cristalino. Confesso que foi assim que aprendi sobre visão e a leitura do livro foi um choque de conceitos para mim.
Nisso está o segredo do sistema, como disfunções como Miopia, Presbiopia, Astigmatismo e Hipermetropia, seriam causados então não por alguma alteração no cristalino, mas basicamente no formato do olho, formato esse definido pela pressão interna e músculos responsáveis por controlar os movimentos do globo ocular. Dessa maneira, o uso de óculos não seria efetivo pois simplesmente pioraria o problema sendo que o olho tenderia a se adequar devido a mudança de foco proporcionado pelo óculos.

Funcionamento do olho


O globo ocular é movimentado por 6 músculos.
4 sendo os músculos retos e 2 sendo os músculos oblíquos.
Sendo assim uma visão perfeita irá depender da correta interação entre esses músculos.
Na imagem abaixo os músculos circundantes ao olho são os retos e os dois restantes, os retos.
800px-Eye_orbit_anatomy_anterior2
Assim, focar um objeto distante , a interação dos músculos retos faz o globo ocular ficar mais curto.
Ler ou olhar de perto faz com que o globo fique mais comprido e menos largo.
Agora havendo qualquer problema, como cansaço de vista devido a problemas como stress, debilidades em geral e outros fatores que agravem a tensão nervosa, os músculos retos poderão se tornar retesos causando assim hipermetropia ou hiperopia.
Já se os oblíquos se retesarem dará origem a miopia ou vista curta. O astigmatismo virá da força desigual feita por esses diversos músculos no globo ocular.
Baseando-se nisso o Dr. Bates encontrou diversos casos que não se enquadravam na teoria de Helmholtz, tratando-os assim segundo o seu método tendo então resultados fora do comum.
Nisso então constatou-se que os óculos fazem somente o que os olhos deveriam fazer. E seu uso então apenas mascara o problema quando na verdade deveria cura-lo. Isso força então o olho, a musculatura em si, se adaptar para a mudança de foco proporcionada pelos usos de óculos.
Mas, mesmo depois da publicação do seu trabalho, a comunidade em si rejeito ou trabalho do Dr. Bates, não querendo abandonar a velha teoria.
Bom, para que o artigo não fique muito grande, paro por aqui, ao longo dos dias vou postando o resto da série com os exercícios utilizados e o tratamento aos quais eles se aplicam.
Mas é bom deixar aqui uma recomendação que está no livro feita por seu autor, o M. Matheus de Souza:
É bom repetir que o tratamento é usado em todos os distúrbios visuais para os quais é prescrito o uso de óculos e não é nossa intenção aplica-lo na perda de visão causada por degenerância.
Até o próximo artigo.

Clique aqui para a Parte 2

domingo, 12 de setembro de 2010

Porque o processo de leitura não é um hábito?

Aqui na minha saga para me tornar um leitor voraz eu comecei hoje a pensar:
A leitura é o único hábito que não é um hábito
A partir disso, comecei a pensar:
Como transformar a leitura em um  esforço inconsciente.
Não entendeu meu raciocínio?
Pense bem, quantas coisas você faz de maneira consciente? Já pensou em quantos passos, regras, deve seguir para poder dirigir, já pensou no quanto era difícil amarrar os cadarços do sapato e que hoje em dia esse processo é tão fácil que você pode executa-lo enquanto desempenha ou pensa em outra tarefa.
Dançar, cantar, lutar, são tantas coisas que aprendemos a fazer, que no início requerem a memorização de uma seqüência de movimentos e regras que com a prática se tornam extremamente fáceis, tudo porque se tornaram processos inconscientes e que demandam pouco esforço.
Agora pare e pense, e no caso do processo de ler, porque ler é um processo tão cansativo, fazemos isso quase que durante toda a nossa vida, praticamente todo dia e toda hora, as vezes lemos incansavelmente para aprender algo e mesmo assim, temos que fazer um esforço por vezes grande e mesmo com tudo isso não se torna algo tão fácil como dirigir, dançar ou cantar, ou mesmo lutar alguma arte marcial complexa cheia de movimentos. Temos que fazer esforço para processar um grupo de palavras, absorver e relacionar o seu sentido com conhecimentos anteriores para que o conhecimento seja assimilado.
Imagine se pudéssemos apenas passar os olhos por um texto, do tamanho e complexidade que fosse e nossa mente cuidasse de processar tudo aquilo, relacionando com conhecimentos anteriores e tornando aquilo mais fácil para a nossa consciência.
É algo que estou tentando entender mas até agora estou sem resposta.
E você, nobre leitor, o que acha?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estou mais rápido

Cada vez mas alto e avante, assim estou em relação a leitura dinâmica, apesar de ainda não ter atingido minha meta de 5000 palavras por minuto,  estou conseguindo ler muito mais rápido do que antes, apesar de ainda subvocalizar algumas palavras, preciso apenas ir passando os olhos pelos texto e absorvendo o sentido.

Percebi algo interessante também, ao invês de passar os olhas linha por linha, posso também passar os olhos por um bloco de texto, sem precisar ir do começo ao fim e ter uma certa compreensão, algo que não acontecia antes.

 

Bem, vou continuar treinando.

domingo, 4 de julho de 2010

Aumente sua concentração e torne sua leitura mais eficiente

Algo muito importante para ler com mais prazer,  bem como desempenhar diversas outras atividades, como fazer aquela prova do final do semestre, realizar uma tarefa até o fim sem interrupções, é a concentração.

Pode não parecer nada demais mas no ambiente tão dinâmico em que vivemos hoje, principalmente para quem vive conectado na internet, a concentração as vezes acaba sendo relevada e nosso aprendizado e desempenho prejudicado, pois ao menor barulho ou qualquer outro sinal acabamos perdendo o fluxo do pensamento. Ou as vezes começamos a ler sobre algum assunto e quando menos esperamos acabamos perdidos em outro pensamentos.

Então é de vital importância sabermos nos concentrar, visto que aguça nossa capacidade de percepção principalmente na leitura dinâmica e faz nossa mente se envolver por completo no assunto lido.

Então agora passo um pequeno exercício para ser praticado todos os dias que vai ensinar seu cérebro a manter o foco quando você quiser fazendo assim as pequenas distrações sumirem da sua mente.

Exercício

 

Tempo: 20 minutos

Quando pode ser feito: A qualquer hora do dia, desde que seja no tempo acima.

20 minutos pode parecer pouco, mas acredite, quanto mais inquieto você for, esses 20 minutos vão parecer uma eternidade, e claro vai ver os resultados a medida que for praticando.

Passos:

Primeiro arranje algo para marcar o tempo, um despertador normal ou você mesmo pode usar o alarme do seu celular ou iPod. Acredito que isso não seja problema para ninguém.

Agora sente-se confortavelmente em uma cadeira, numa posição em que você fique com a coluna ereta, assim ajudará também na concentração, não recomendo uma poltrona, senão você poderá acabar caindo no sono.

Agora apoie a mão esquerda no joelho esquerdo e a mão direita no joelho direito.

Feche os olhos, e conte de 1 até 10, mas atenção, a medida que for contado faça assim:

Conte 1 na mão direita, 2 na mão esquerda, 3 na mão direita, 4 na não esquerda, até chegar ao número 10. Quando terminar, volte a contar novamente, sempre de 1 até 10.

Detalhe, como eu disse acima, quanto mais inquieto você for, ou quanto mas pensamentos ficarem vindo em sua mente, mais difícil vai ser para terminar a contagem.

Cada vez que perceber que se perdeu na contagem, refaça, começando tudo de novo, isso irá ajudar a reeducar sua mente, tornando a disciplinada.

Vai perceber em determinado ponto uma agonia as vezes muito grande, como se algo quisesse te tirar daquele “suplício”, mas não se deixe vencer, continue na contagem, se você se perdeu, volte a contar novamente, depois de um tempo, isso varia de pessoa para pessoa, você perceberá que sua mente se aquieta.

Na verdade, em si, o lado esquerdo do seu cérebro se aquieta, por que o que ele apenas quer é te tirar de uma tarefa tida por ele como “enfadonha e cansativa”, se você leu “Desenhando com o Lado direito do cérebro” vai entender bem isso.

Em determinado ponto vai perceber que sua mente está bem focada e por certos momentos você até esquece o ambiente afora e acabe tendo um sensação as vezes gostosa de paz e sossego.

Não se desanime senão ver resultados na primeira vez, eles virão, mas tem que ser disciplinado no exercício.

Isso em si é mais uma prática de meditação, e com ela, perceberá que vai ter cada vez mais facilidade em se focar em uma tarefa se se perder com por exemplo, o barulho a sua volta.

Agora pense bem, o que são 20 minutos para você?

É um exercício simples mas ao mesmo tempo poderoso, que tal faze-lo hein?