Quer mais? Pesquise aqui!

domingo, 19 de setembro de 2010

Enxergando bem sem óculos – Parte 2

Dando continuidade a série de artigos sobre ver bem sem óculos.

Clique aqui para a Parte 1

Aqui temos uma visão geral do olho humano:

Human_eye

Temos assim então:

  • Esclerótica – branca, exterior, inelástica e rígida, opaca
  • Córnea – translucida, opaca, permitindo a entrada de luz, incolor
  • Coróide – onde estão os vasos sanguíneos
  • Retina – situada na parte interna

 

E uma visão de como estão posicionados os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos:

Eyemuscles

O olho é divido em duas câmaras, que são separadas pelo Cristalino, temos a frente então a câmara preenchida por um liquido chamado humor aquoso e é essencial para manter a correta pressão do globo ocular.

Na câmara anterior temos a íris e a pupila, responsável por regulara a quantidade de luz que entra pelo olho.

Na parte interna temos a retina e atrás dela o pigmento responsável pela cor dos olhos. A parte interna é cercada por um liquido gelatinoso chamado humor aquoso. Responsável por manter o formato do olho também.

Base do sistema

 

  • Existem pressupostos básicos que você deve entender, são:
  • Seus olhos tem poder de recuperação
  • Vista cansada é causa da perturbação visual e não o resultado.
  • Relaxar é essencial, sendo essa uma das bases do sistema. Relaxar é igual a se recuperar. Verá que exercícios aqui sempre contém a partes de relaxamento.
  • Disciplina. Aprender as técnicas e aplica-las diligentemente visando remover os maus hábitos.

 

Cansaço visual

 

No antigo sistema de Helmholtz temos que a causa de enfermidades oculares esta baseado na conformação defeituosa do globo ocular.

No sistema Bates isso já acontece devido ao cansaço visual.

Sendo este de dois tipos, visual e crônico.

No agudo acontece em diversos casos quando se lê por exemplo quando se está doente, gripes, resfriados. Pode acontecer cansaço visual também quando a superfície do olho entra em contato com ar muito frio ou quente, exposição alta a luz, contato com corpos estranhos. Também em períodos longos de leitura.

No crônico é mais difícil de ser percebido pois pode se apresentar de diversas maneiras.

Mas pode aparecer devido a fatores como iluminação, tamanho das letras ao se ler, distância do material a ser lido, dores de cabeça e de dente podem também acabar afetando no cansaço visual. Pureza do ar, falo de ambiente poluídos como perto determinadas fábricas e poluição provinda de automóveis e auto-intoxicação devido a problemas digestivos.

Assim o cansaço vai sempre se manifestar seja por fadiga nos olhos, dores de cabeça, comichão nos olhos, inflamação nas pálpebras e redução de visão.

 

Segredos da boa visão

 

Piscar

Piscar é algo essencial para se ter uma boa visão, basta reparar que frequentemente muitos de nós esquece de piscar, principalmente quando estamos diante da tv, do computador, acabando por assim cansar e irritar os olhos. E também porque temos um lubrificante natural produzido pela glândula lacrimal, a lágrima. Assim contribui para manter os olhos higienizados, dá mais brilho aos olhos, mantém úmida a córnea, evita partículas de matéria sobre o olho. O piscar também proporciona aquecimento nos olhos, principalmente nos dias frios e ajudam no relaxamento dos músculos da pupila e estimula a circulação de liquido linfático pelo olho.

Piscar não vai atrapalhar sua capacidade de ver, é um processo que deve ser natural.

No meu caso, percebi que minha vista ficava irritada durante o pouco tempo que eu estava em frente ao computador. De posse das informações do livro, comecei a perceber que algo que eu não estava fazendo era piscar frequentemente, depois que tomei consciência disso e piscar com mais freqüência, meu cansaço visual reduziu, inclusive as dores de cabeça por ficar horas em frente ao monitor do computador.

Então tenha como hábito piscar frequentemente até ficar inconsciente.

Visão focada

Outro ponto é manter a visão focada em sincronia com a sua intenção de ler por exemplo, as vezes tentar forçar a visão acima daquilo que se pode realmente enxergar pode gerar efeitos negativos, isso por que o ponto onde incide a imagem, a mácula lútea nos olhos, é muito pequeno, mas como nosso olho se desloca muito rápido temos a ilusão de ter percorrido uma vasta área com a visão e que isso foi conseguido com apenas uma passada com o olho.

 

Mobilidade

Nesse caso é livrar o olhar de movimentos tensos, temos assim mobilidade voluntária e involuntária. É importante ficar consciente desses movimentos, e se dão também de acordo com a atividade que estamos fazendo como ler ou praticar algum esporte. Como eu já disse anteriormente, apesar de termos a ilusão de que a visão é continua, como na leitura, não é, pois nesse caso sempre fazemos micro movimentos para podermos captar melhor a informação. Saber disso dá importância maior ao fato de se poder relaxar para que assim a visão não fique afetada.

Luz

Aqui é basicamente quando a luz é usada nas mais diversas situações ao nosso favor.

A luz do sol em quantidade moderada sobre os olhos é benéfica, mas como não e segredo para ninguém, seu excesso prejudica gravemente.

Lembrar-se também do seu correto uso em atividades como ler, assistir e fazer algo em frente ao computador.

 

Bom, ficamos por aqui, o próximo artigo abordará os exercícios.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário