Quer mais? Pesquise aqui!

sábado, 18 de maio de 2013

Felicidade ou Deus, o que na verdade buscamos?

Já se perguntou o que você, o que as pessoas a sua voltam buscam de verdade?
Alguns saem pulando de religião em religião tentando encontrar um Deus com suas regras e doutrinas que melhor se adaptem, outros abandonam completamente isso, apesar do ceticismo que ateus possuem muitos ainda insistem que eles busca Deus de alguma forma.
Se você analisar bem, o que as pessoas buscam de verdade não é Deus, e sim um provedor de felicidade, porque acha que religiões cristãs e o Islã sempre oferecem um prêmio, felicidade, no final para aqueles que perseveram?
É uma troca, você age de uma maneira, no final eu te dou algo. Ninguém seguiria ou estaria disposto a seguir esses dogmas se eles não dessem algo em troca, dessem alguma forma de felicidade que é o que as pessoas realmente buscam. No fim as pessoas esse "Deus" é apenas um intermediário entre as pessoas que o seguem e algo que está acima dele, a Felicidade.
Estou mentindo?
Qual religião você segue?
Porque você segue?
Essa religião não oferece alguma forma de felicidade?
Vamos trocar toda forma de felicidade que essa religião possa proporcionar, colocando sofrimento no lugar, duvido que você ou qualquer pessoa continuaria a seguir.
É como uma roupa ou sapato desconfortável, você pode até usar mas quando o desconforto passar de um limite você irá descarta-la e usar outra roupa ou sapato, porque no final você sempre quer conforto. É por isso que sempre estamos buscano o melhor para nós e para outras pessoas, por isso mudamos de emprego, etc.
Enfim, basta pensar um pouquinho que na verdade o que sempre queremos é Felicidade e não um Deus. É como gostar de um doce, você gosta porque de certa forma ele te dá prazer, te dá contentamento, se o sabor muda, se ele fica azedo, amargo, sua afeição por ele também irá mudar porque no final não te dará, digamos, um pouquinho de felicidade.
Dessa forma então até ateus buscam "Deus", mas esses Deus especifico, a Felicidade, todos nós buscamos, é por isso que fazemos tudo que fazemos. O que não fazemos com o objetivo de ter um pouco de contentamento?

É pensando assim que os antigos sábios do oriente, yoguis, budistas, o próprio Buda  viram que a razão do sofrimento está dentro da própria mente, não importa o que você obtenha, não importa o que você corra para ter aqui fora, o importante é purificar a mente para que a felicidade interna seja descoberta, enfim, eu diria que é como descobrir que existe uma fonte de felicidade dentro de si próprio, imagine ser feliz em qualquer lugar, em qualquer situação, em qualquer trabalho chato? Por não entendermos que a felicidade é uma condição interna, projetamos sonhos, desejos, esperanças no mundo apartado da mente, ficando numa busca sem fim, e visando encontrar a suprema felicidade, nos apegamos a algum deus que possa, que acreditamos ser, um provedor disso.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A lógica da intuição

Vivemos em um mundo onde consideramos a mera lógica, de somar a+b para tomarmos diversas decisões em nossas vidas, na familia, nos negócios, nos estudos. Alguns deixam a lógica de lado e preferem seguir a intuição, outros fazem o meio termo entre os dois.
Claro que muito gente deixa a intuição de lado por considera-la irracional, ilógica, precipitada, talvez pareça assim num primeiro momento porque nossa capacidade de pensar conscientemente seja limitada, mais ou menos como uma criança de 7 anos que não consegue entender certas decisões que sua mãe ou seu pai tomam.
Fica pior ainda talvez em determinadas áreas como negócios, ciências, onde o pensamento lógico, a definição de processos se torna necessária para se tomar diversas decisões e como a intuição não pode ser colocada sobre o papel em palavras simples, acaba sendo deixada de lada em diversas decisões.
Acho um erro, por experiência sei que não temos total controle sobre nós mesmo enquanto subordinados por nossas tendências que surgem a partir do subconsciente, somos mais vassalos do que reis de nós mesmos, somos dominados por tendências que surgem das profundezas da mente, e é dessas profundezas que surge a intuição.
Pense bem, hoje em dia já se sabe, me corrijam se eu estiver errado, que consciente processamos poucas unidades de informação mantendo poucas informações na memória de trabalho, não é a toa que quando tentamos resolver uma equação da mais simples a mais complexa, temos que fazer uso de lápis e papel. Por causa disso as vezes é complicado e cansativo tomar decisões com base em vários dados colhidos. Imagine que você tem um cargo de grande importância na empresa, um produto foi desenhado e é necessário sua aprovação para que aquilo seja colocado em produção ou não, você com base em pesquisas de mercado, com diversos números e gráficos na sua frente, tenta tomar a melhor decisão, num primeiro momento você conscientemente não vê futuro no lançamento daquele produto mas algo lá no fundo diz o contrário, discorda de você, é sua intuição falando, qual decisão seguir? Você está em cima do muro, uma decisão sua pode lhe fazer lucrar muito, investir a toa em algo, ou deixar de lucrar.
Basta ver exemplos como o iPhone e o iPad, produtos que mudaram o mercado de tecnologia móvel mas que pouquíssimos acreditavam, mas alguém lá confiando na intuição foi e lançou.
Pense que sua intuição vem da mente subconsciente, lembra que eu disse que conscientemente você só consegue trabalhar com poucas unidades de informação? Quando você estava lá analisando todas aquelas informações, gráficos e tudo mais, que foram colocados na sua frente, parte ou toda aquela informação e muito mais estava sendo processada por sua mente subconsciente, essa sim capaz de processar muito mais informações que a mente consciente, sua intuição veio com  uma decisão contrária a que você pensou justamente por ter considerado uma gama muito maior de informações da que você pôde aproveitar, talvez você estivesse tão focado nos dados, nas planilhas na sua frente, que esqueceu de analisar o fator humano, talvez nem tenha considerado que a pesquisa de mercado que você fez para o possível produto somente considerou uma parcela, que nesse caso específico não seria essencial para tomar a decisão, talvez sua intuição tenha sido ali baseada em informações que você tem na sua memória mas que por algum bloqueio não veio para a periferia da mente para que você pudesse analisar.
Claro, é preciso analisar muito bem a qual decisão você irá sucumbir, talvez o que tenha vindo do fundo não é nem intuição, é somente uma informação baseada na pressa de se decidir por algo. É comum também que em situações como essa a intuição venha na forma de um lampejo, aquele EURECA, que ilumina seus pensamentos, ali esta o que deve ser feito.
Pode parecer bobagem o que eu disse mas por experiência própria e por pesquisas que já vi que foram feitas, uma parte da gente está tomando decisões também, quem sabe tem algo dentro de você fornecendo pistas que podem mudar a sua vida para a melhor.

UPDATE: Que timing hein. Lendo o uol hoje me deparei com um texto que tem tudo a ver com o que eu disse, por favor apreciem:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/05/15/consciencia-engana-e-inconsciente-pode-fazer-as-melhores-escolhas.htm











quinta-feira, 26 de julho de 2012

O problema das religiões

Sabem qual é o grande problema das religiões? Na verdade a maioria delas? Porque em vez de colocar o homem como centro, como raiz dos problemas as religiões tentam por soluções paliativas, pela sua tão rala compreensão da mente humana, interpretar os problemas e propor soluções, que na verdade não são soluções, são so maneiras de enganar a realidade. As pessoas sentem fome, sentem sede, raiva, solidão, depressão, uma miriade de sentimentos e pensamentos que tudo que muitas religiões tentam resumir é so a diabinhos, a criaturas das quais nunca se provou a existencia, tentam de toda maneira tirar dos ombros humanos as responsabilidades por suas ações, tiram a responsabilidade por seus atos e e tiram ainda o peso da responsabilidade de efetuar mudanças sobre os próprios erros.
Nós como humanos, somos seres complexos, basta estudar o basico de neurociência e psicologia para ver o quanto somos complexos, ou você acha que a mente humana pode ser abstraida em termos de 2+2 e ser simulada em laboratório? Não, não pode, estão tentando isso, se fosse simples, teriamos robos tão inteligentes, conscientes, como nós somos.
É o que muitas religiões fazem, veem o homem apenas como 2+2, muita gente culpa forças sobrenaturais, anjos, demonios ou o que for por seus problemas, pelo que vivem atualmente. Será mesmo assim? Uma grande falha de muitas pessoas é não ver, é ter preguiça de analisar friamente cada passo que ela efetua, que ja efetuou. Já tentou colocar no papel tudo que você fez até hoje? Desde que você se entende por gente? Lembra daquela oportunidade que você hoje considera perdida? Lembra de momentos que se você pudesse voltar no tempo faria diferente? Onde estão as forças sobrenaturais nesse caso, onde está Deus?
Lembra de ter quebrado a cabeça pra resolver aquela equação na prova de matematica? Lembra de tudo que aprendeu? Numerais, numeros, sinais, significados, regras, você ali quebrando a cabeça para chegar a um resultado, controlando cada calculo meticulosamente até que chega na resposta certa.
Pois é meu amigo, nossa vida é isso, é uma enorme coleção de equações cada uma relacionada com a outra, equações que se interagem e na maior parte de tempo, se resolvem sem que você precise interagir conscientemente para isso, equações interagindo e mudando o curso da sua vida, equações que mudam conforme suas decisões. Claro que isso é complexo para muitas religiões, porque quando foram criadas, o pensamento humano era muito primitivo, não via a relação entre causa e efeito, não via essas equações que permeiam toda a vida, não viam que a felicidade, que o odio, eram estados internos, decisões que tomamos, e que isso influenciava não so a si mesmo como outras pessoas. E dai esta hoje em dia esse ódio crescente por muitas religiões ou mesmo a apatia em relação a elas, elas falham, falham miseravelmente em entender toda essa complexidade humana. Muitas religiões dizem - Seja bom. Seja altruista. Seja misericordioso. Deixa a cobiça, a inveja, o ciúme de lado. É tão simples falar tudo isso não é? As vezes fazemos tantas coisas, coisas das quais nos arrependemos e so depois notamos que poderiamos ter feito diferente, isso mostra o quanto certos comportamentos estão arraigados em nossa mente, nesse vasto oceano de memorias, informações e algumas religiões falham justamente nisso, não permitir o ser humano conhecer essas pasta tão vasta da sua mente que governa cada parte da sua vida.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Quando criança

Quando criança eu tinha sonhos e não me preocupava com problemas, agora cresci, não tenho mais sonhos mas me preocupo com problemas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Yoga Nidra - Audio de Relaxamento

Bom pessoal, comprei um livro de Yoga Nidra de Swami Satyananda, em inglês, e tomei a liberdade de traduzi e adaptar um texto que induz relaxamento, que leva a pratica de yoga nidra.
Então o que fazer? Simplesmente baixe o audio no link abaixo, coloque no mp3, apenas escute e siga minhas palavras mas antes de começar lembre-se de ter em mente a resolução que vai fazer durante a prática, tipo "Sou calmo e compassivo em qualquer situação", "Tenho disposição fisica e mental acima do normal em qualquer situação" etc. enfim, é algo igual em hipnose, uma sugestão que incide sobre o incosciente fazendo o prover mudanças que afetaram positivamente seu consciente. So me desculpem a qualidade do audio, gravei no meu quarto. Façam bom proveito e aguardo o feedback de vocês.

Link para download:  http://www.4shared.com/mp3/0Q-U-fcl/YogaNidra.html

sábado, 3 de março de 2012

Será telecinese ou apenas corrente de ar?

Fiz um pequeno video com um experimento bobo que sempre me deixou curioso, assista o video abaixo, se alguém puder tentar por si mesmo para ver como é e relatar depois, ficarei agradecido:


domingo, 15 de janeiro de 2012

Fan page para discussões

Bom galera, perceberam que o blog está meio parado. Ando meio sem idéias. Então criei uma fan page e quem sabe depois um grupo no facebook. Assim podemos levar algumas discussões pra lá, dúvidas e nos engajar melhor. Então, curtão ai.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meditar estudando

Você que esta com vontade de meditar sempre acha que não há tempo, engano seu. Há diversas maneiras de se meditar.
Meditar pode se traduzir em manter o foco, observar, observar algum objeto, manter o foco nele ou observar os pensamentos.
Podemos meditar de diversas maneiras durante o dia, já que o objetivo básico da meditação é nos levar ao controle da mente só precisamos usar de boa forma cada momento da nossa vida de modo a ter controle sobre os cavalos que conduzem a inteligência.
Uma maneira básica de meditar que estou utilizando. Quando estiver lendo algo, estudando para uma prova por exemplo e quiser assimilar o máximo possível de informação, tente se concentrar o máximo possível no conteúdo. Explico.
Quando você esta lendo, sua mente não parece fugir do assunto as vezes? Você por mais interessante as vezes que está o assunto não acaba voltando a atenção para o mundo externo? Um barulho da porta, um gota que cai da torneira, o latir dos cães, a atenção para ver se o telefone ou não tem alguém chamando.
Repare que enquanto lê sua mente sai do foco da leitura diversas vezes, está ai então uma boa forma de meditar, trazer o foco, a atenção mental para o assutno que você está lendo.
Então, quando estiver lendo algo, tente não prestar atenção ao ambiente externo, pense que existe somente um sentindo, sua visão, pense que é o unico sentido capaz de te tirar a atenção, esqueça que esta sentindo algo na pele, esqueça que está ouvindo e mergulhe no assunto, vamos supor que lendo um texto você esta abordando um paragrafo longo, enquanto vai lendo, tente lembrar qual o assunto daquele paragrafo, qual o assunto do texto, porque está lendo ele, as palavras lidas te fazem lembrar de algum assunto relacionado? Isso ajuda a fixar, quando associamos algo com alguma lembrança fica bem mais fácil trazer aquele conhecimento para fora quando necessário. Se chegou ao fim do parágrafo e vai iniciar o próximo, o que abordou o parágrafo anterior? Conseguiu entender? O parágrafo que você está começando a ler está relacionado ao anterior? E as palavras, entendeu tudo, ou teve duvida em algo?
Continue lendo, apenas vá pensando tem tudo isso, deixe a revisão para o final, tente com isso enxarcar a mente com o conteúdo, tente estimular a mente a memorizar toda essa informação, tente com isso estimular a mente a trazer de dentro algum conhecimento relacionado ao que você está lendo para ajudar na fixação. Se algum pensamento não relacionado ao assunto aparecer ou sua atenção se voltar para fora, descarte-o, esqueça e volte sua atenção ao texto.
No início pode parecer dificil, mas para tornar uma tarefa um hábito é preciso repeti-la, se fizer isso, depois vai conseguir por si só a manter a atenção em qualquer coisa que estiver lendo, melhorando assim sua retenção.
Se estiver lendo algo no computador poderá ser melhor fechar alguns programas do twitter, facebook ou msn que sempre ficam mostrando notificações e que podem tirar sua atenção, ou você pode tentar manter o foco mesmo assim.

Repare que assim como na meditação imóvel sua mente, tente sair, tenta pular fora do objeto de contemplação, no caso o texto, são os cavalos da mente tentando tomar um outro caminho muito vezes definidos pelos sentidos.

Bom, somente uma dica básica, ela serve muito para aqueles que querem meditar da maneira convencional, sentando e prestando atenção na respiração por exemplo, mas que não encontram tempo devido a correria do dia  a dia. Se você for capaz de realizar o exposto acima, fazendo sua mente se focar totalmente no texto, no assunto lido, sem se distrair, acredite, qualquer outro tipo de meditação, como a convencional, será muito, muito mais fácil porque todas partem do princípio básico do foco mental e quanto mais você praticar, mais rápido você evolui.
Sem falar que isso ajuda bastante na leitura dinâmica, porque na leitura dinâmica como se lê muito rápido, é necessário grande foco no texto lido para que a informação seja melhor assimilada e a linha de raciocinio não seja quebrada.













quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Praticando Kundalini Yoga

Estou começando a praticar Kundalini Yoga como exposto no livro de Swami Satyananda, gostei muito do conteúdo, bem técnico, com tudo explicado detalhadamente, claro que para quem ouviu falar de yoga ontem pode parecer meio complicado, fantasioso, por isso é bom ter um bom leque de conhecimentos antes de iniciar a leitura.
Comecei aprendendo por livros mesmo, já que no meu caso ter acesso a um mestre é um pouco dificil fora que como existem muitos ramos não gosto de nada que enfatize muito somente o aspecto físico, que é o que vejo por ai. Então depois de ler muito optei pelo Kundalini Yoga como exposto por Satyananda. A prática visa despertar a kundalini, antes despertando os chackras e os nadis, Ida, Pingala e Sushumna. Despertando a kundalini que por final atingue o chackra superior levando o individuo ao samadhi.
A prática inicial dura 8 meses, isso porque você tem que primeiro despertar os chackas, cada mês um chackra é trabalhado e no mês seguinte você trabalhar aquele chackra jutno com o do mês anterior, tudo sistematicamente para que não haja problemas de ordens psicológicas, dai a importância de um Guru para poder guiar da maneira certa na prática.
Depois dos 8 meses tem a prática dos Kryas, cerca de 20.
Gostei muito da maneira que o Swami Satyananda expõe o assunto, não como se reivindacasse algum conhecimento, é como nas artes marciais, se você quer saber o real potencial de uma técnica, você experimenta, você treina, assim é como yoga. Alguns podem achar as alegações de poderes psiquicos, mergulhos na consciência fantásticos mas são coisas normais que qualquer um pode experimentar.
Como vou iniciar a prática, talvez eu faça um diário aqui relatando o progresso.
E você pratica alguma modalidade de Yoga?


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

No futuro, sonhos serão realidade, ou quase isso.

Essa semana uma notícia fantástica, um grupo de pesquisadores conseguiram reproduzir o que se passa na mente de algumas pessoas. Leia mais aqui para entender.
Veja o video abaixo, de um lado o que era visto, do outro o que foi mapeado do cérebro das pessoas.
Já imaginaram as possibilidades disso, vou enumerar algumas.

Cinema

Com o poder computacional crescend cada vez mais, animações podem passar despercebidas e nem se quer parecem ter sido feitas em computador. Já imaginou então transformar seus sonhos em filmes? E se você tem sonhos lúcidos então, já imaginou poder construir todo um enredo, ser o próprio protagonista, com seu cérebo conectado a uma máquina tudo isso seria renderizado e tcharan, filme pronto. Agora imagine o resto, isso mudaria totalmente a industria do cinema.

Crimes

Imagine uma testemunha de um crime, ela relata tudo o que aconteceu e tenta passar detalhes, já imaginou se pudessemo ver o que a testemunha viu? Não só isso, cores sons. E retrato falado então, muitas vezes não saem perfeitos, imagine conectar o cérebro de uma pessoa a alguma máquina e na hora poder ver o rosto do bandido?
Um criminoso sendo interrogado, por mais que ele negasse um crime, ele não consegue controlar as imagens do crime que cometeu, as imagens que chegam na sua mente, sabemos que a mente adora associações, quando ouvimos, sentimos algo, a mente imediatamente chama alguma memória associada, imagine então com o criminoso, por mais que ele tentasse negar, as imagens do crime que ele cometeu viram constantemente em sua mente.


Terapia

Imagine estar com seu terapeuta, imagine se ele pudesse ver o que se passa na sua mente, o que se passa quando ele fala um frase, faz alguma pergunta, ele teria meios melhor de tratar seu problema.

Agora o pior

Leitura de mentes de mal intencionados

Imagine um scanner em um aeroporto capaz de transmitir para um computador que analisasse todos os dados que entrassem, você poderia saber quem está carregando drogas, armas e se gente mal intencionada quiser, poderá saber o que você está pensando, onde vai, o que vai comer, o que fez, tudo vai depender do que você estiver pensando e a não ser que você seja alguém profeciente em meditação com grande controle sobre seus pensamentos, esconder algo será impossível.

Algumas possibilidades anima, outras podem ser assustadores. A tecnologia evolue rápido e pior, se miniaturiza rápido também, o que hoje ocupa a sala de um laboratório, amanhã talvez poderá ser carregado no pulso.

E você nobre leitor, o que acha de tudo isso?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Devraha Baba viveu 250 anos?

Segundo dizem sim, um yogue proeminte que por meio do controle do corpo e mente chegou a alta logenvidade, histórias de outros homens que viveram tantos são comuns também, será? Ele morreu eum 1989. Parece que o então presidente da India na época, o pai dele tinha se o visto com aparência de velho quando criança.
Link da wikipédia com algumas informações

Tem esse video na ocasião da morte pelo visto mas sem tradução:

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Começando Yoganidra

Primeiramente leiam esse trecho:



Uma das experiências mais interessantes foi com um menino que se apresentava como meu ashram para sannyasa. Eu queria mandá-lo para a escola, mas ele recusava-se. Ele era um menino muito travesso, um macaquinho absoluto. Todo dia ele quebrava coisas, constrangia visitantes e causava acidentes. Finalmente, ele tornou-se tão responsável com o ashram que eu decidi tentar a yoganidrá nele.



Comecei entoando o capítulo 15 do Gita para ele por treze minutos depois que ele dormia. Então, quando ele acordava de manhã, eu o fazia ler o capítulo, o que ele fazia, claro, sem pensar. Depois de uma semana, ele recitava o capítulo de cor. Após este sucesso, fui adiante com outros textos, e, desta forma, consegui ensiná-lo sobre Srimad Bhagawatam, Upanishads, Bíblia, Corão, Inglês, Hindu, Sanskrit, tudo o que eu sabia, enquanto ele dormia.



Agora que o garoto tem vinte e um anos eu o enviei aos Estados Unidos. Ele fala sete línguas, e escreve e lê em inglês melhor que eu, mesmo ele nunca tendo ido à escola. Todo seu estudo e aprendizado foi feito no período de dois anos, quando eu dei-lhe a yoganidrá, e ele sequer lembra disso.


Conseguiram entender o que está escrito acima, se você não sabe o que é  yoganidra, por favor leia todo o texto clicando aqui.
Como estou sempre procurando maneira de desenvolver a mente, inteligência, memória e raciocinio, estou sempre pesquisando por novos meios, então esse aspecto prático como exposto acima por seu criador me chamou muito a atenção e já inicei a prática e espero ter sucesso.
Se quiser saber mais sobre yoganidra acesse os links abaixo, pena não ter encontrando muito material de discussão em nossa lingua sobre isso:

YogaNidra: Sono profundo consciente da yoga
YogaNidra [em inglês] 

Detalhe importante, é ao mesmo tempo uma boa maneira de se conquistar sonhos lúcidos, para entender melhor leia o artigo no segundo link que postei.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Usamos somente 2%, 5%, 10% ou 20% do cérebro?

É muito comum ouvir por ai isso não é mesmo? Que utilizamos somente uns 10% do cérebro.
Ai aparece aquelas opiniões científicas mostrando que isso não passa de uma falácia, que usamos 100% do nosso cérebro, em exames cerebrais isso fica claro quando se pode ver as mais diversas áreas do cérebro ativas.
Bom, e está certo, usamos 100% do nosso cérebro, não existem áreas inativas e ponto final, nisso não tem o que se discutir.
Agora na ânsia de responder isso muitos se esquecem que cérebro é confundindo com capacidade mental, intelectual, QI, por isso o assunto morre rápido.
Vou explicar melhor.
Quando se fala que usamos pouco nosso cérebro, o que a pessoa que diz isso quer dizer é que na verdade não utilizamos tanto nossas potencialidades mentais, intelectuais. Você nunca viu pessoas que tem um raciocínio matemático muito rápido, pessoas que tem uma memória incrível, gente que pode calcular o número PI de cabeça com diversas casas decimais?
Pessoas que tem uma enorme facilidade em aprender novos movimentos, cantar, dançar, interpretar. Pessoas que tem um facilidade incrível para escrever, para se expressar.
E o que dizer de pessoas que acabam tendo várias dessas habilidades?
E aquelas pessoas que não chegam a nada disso, que são péssimas em matemática mas excelente em português por exemplo ou pessoas que são excelentes nos dois.

É esse tipo de interpretação que devemos ter quando alguém diz que usamos por exemplo somente 20% do nosso cérebro, esse não há como contestar.
O que leva por exemplo uma pessoa ser excelente em desenhos, tem gente até capaz de reproduzir imagens de memória como se estivesse olhando para uma fotografia.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas mediante treinamento? A de desenho sim mas e por exemplo o fato de ter uma memória quase fotográfica? Isso estou tentando descobrir.

Como vê a frase: "Usamos somente 10% do nosso cérebro" deveria ser mudada para "Usamos uma ínfima parte de nossas capacidades mentais, intelectuais" pois como viu, algumas podem mais que outras e essas que podem mais, mostram justamente até onde vai os limites da nossa mente para raciocinar, lembrar.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A importância da meditação


Não vou começar a citar aqui os inúmeros benefícios da meditação, até porque existem vários artigos científicos que só compravam o que ja se sabia a milhares de anos. Melhora na concentração, aumento de ânimo, disposição, melhor fluidez de idéias e principalmente calma para lidar com o stress do dia a dia.
Aqui eu vou citar s dois benefícios no meu caso.
A fluidez de idéas; eu trabalho como desenvolvedor e estou sempre pensando em algo que possa ser rentável para que eu possa investir, um pequeno projeto, um programa ou mesmo a solução de algum problema que por acaso eu tenha. Mas assim como muitos tenho rotina corrida, tendo que ler, ver, ouvir muita coisa e sobra pouco tempo para colocar os pensamentos em dia, deixar as idéias fluirem.
Já teve momentos em que estava em busca de solução para algo que não vinha nada na mente? E outros momentos em que uma idéia, conceito, simplesmente brota na mente?
Meditação | Ricardo Barradas
Medite | Ricardo Barradas

Quer ter mais idéias, encontrar soluções com mais facilidade para problemas? Medite, medite um pouco todos os dias, deixem os pensamentos fluirem ,as ideías surgirem. Já me deparei diversas vezes com situações em que estou meditando, deixando os pensamentos irem e virem ou mesmo impedindo que eles tomem consistência e de repente surge uma idéia, uma resposta para algum problema. Hoje por exemplo tive a idéia de fazer um programa para iPhone enquanto meditava e que vai me garantir certo lucro.
O por que disso? Simples, como explanei no início, vivemos atarefados, preocupados demais, nossa sociedade atual exige que sejamos multitarefa, ouvir, ver, ler, fazer diversas coisas, nisso você mantém seu foco nessas atividades externas e não presta atenção nas idéias que surgem a mente. Inclusive uma das maiores dificuldades para quem está começando a meditar é justamente manter o foco, pois surgem muitos pensamentos, alguns rídiculos, assustadores ou uma boa idéia como mostrei acima. Como você tira o foco do ambiente externo, é como se você mudasse o curso da água para que ela venha em sua direção e possa sentir todo o seu frescor.
Então reserve um tempo, 10, 20 ou 30 minutos para meditar, preste atenção na respiração, sem controla-la, apenas observe, se os pensamentos surgirem na mente, se sentir dificuldade em expulsa-los, apenas preste atenção neles, como eles não conseguem se manter por se só, logo desaparecem, vai ter momentos em que você irá lembrar de coisas que achou já ter esquecido ou rever lembranças muito antigas. Algumas irá achar bem estranhas ,lembrarará até de compromissos que você tinha marcado para fazer consigo mesmo e acabou deixando de lado ou esquecendo. Não se preocupe, com o tempo chega um momento em que esse fluxo cessa e tudo fica tranquilo, ficará assim mais fácil manter o foco na respiração.
Outro ponto importante em se meditar é um maior domínio sobre os pensamentos. Nós seres humanos somos naturalmente impulsivos, muito ligados aos nossos instintos, sentimentos como raiva, ira, medo, pânico, podem chegar de uma vez e dominar nossos pensamentos. Meditando você aprende melhor a como lidar com os pensamentos que chegam e que sensações provocam e controlando melhor seus impulsos. Isso vem como o tempo, com a prática.
Então medite sempre, lembre-se que 15 minutos ajudam muito.
E você, medita, porque? Tem ajudado?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Técnica rápida de cura de dor de cabeça

As vezes é chato, minto, é sempre chato querer estudar e estar com aquela dor de cabeça, encontrei o video abaixo do Dr. Lincoln que ensina como curar dores de cabeça tensionais, pelo visto são as que tenho, estou só esperando ter uma dor de cabeça para testar, o método é bem simples, vale a pena ver até o final, aproveitem e divulguem, vai ajudar muita gente:

 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Digitar na velocidade máxima sem errar

Já se deparou naquela situação em que você tem que digitar de uma dia para o outro um documento de 50, 100 ou 150 páginas?

Talvez sim. Desanima não é?

Porque desanima?

São 150 páginas.

Milhares de palavras.

Você é lento como digitador.

E mesmo se for rápido, como eu, tem que ficar voltando atrás vendo as letras que não foram digitadas, porque vez ou outra, devido a alta velocidade você acaba “engolindo algumas”.

Então vou relatar aqui, algo que aconteceu comigo e que eu achei muito interessante.

Bom, eu sempre quis digitar de maneira eficiente sem errar uma única palavra, eu sabia que isso era possível, porque? Porque em diversos momentos que eu estava digitando um documento eu  percebia que eu não precisava em si, pensar exatamente na composição de uma palavra para poder digita-la, era como se meus dedos por alguns instantes tivessem vida própria e digitassem por mim. Mas só durava alguns segundos. Junto com isso vinha a sensação de falta de controle, muito estranha, pois como eu disse, você não parece ter controle sobre onde os dedos apertam, mas vi que isso era apenas um condicionamento, estamos acostumados em diversas atividades a ter controle consciente sobre cada passo, assim é digitar e não é assim com desenhar por exemplo, onde você simplesmente desenha e se perde no meio da tarefa. Digo, se absorve nela.

Sempre fiquei impressionando com isso e me perguntava.

Porque eu erro tanto, porque é tão difícil digitar algo sem errar se tem vezes que posso digitar uma sequência de palavras sem errar uma única letra?

Lendo o livro Desenhando com o lado Direito do Cérebro e o Fotoleitura Sistema Whole Mind e atravês de meditação, eu fui tendo alguns insights com o tempo. E percebi que assim como o desenho, digitar envolve as mesmas habilidade de Betty Edwards fala sobre o desenho em seu livro que indiquei acima, portanto é uma habilidade de competência do lado Direito do cérebro, mas assim como no desenho, há o conflito entre o lado esquerdo e direito, com um querendo assumir habilidades do outro. Minha teoria, assim como postula a Betty, e de que quando começamos a digitar, apenas copiamos algo que está em papel ou em mente por exemplo, e passamos para o computador, você olha e digita, é como olhar algo e desenhar, mas como digitar envolve linguagem também, isso porque você reconhece letras, o lado esquerdo tenta assumir controle, mas como ele age de maneira sequencial, ele não e rápido o suficiente para poder controlar seus dedos e faze-lo digitar sem errar.

Essa foi a chave que eu percebi no meu caso, nos poucos momentos em que eu conseguia digitar palavras de maneira bem rápida sem ao menos pensar, era o meu lado direito que encontrava uma  brecha e controlava os dedos.

Ai pronto, assim como a Betty indica no livro dela em relação ao desenho, eu precisava de uma maneira para poder silenciar meu lado esquerdo, controlando ele voluntariamente deixando o lado direito fazer o trabalho. E foi justamente a prática de meditação que me ajudou a aperfeiçoar esse controle, ainda não estou no grau que queria, mas acredita, evolui muito.

Minha grande surpresa foi quando um dia, eu peguei um texto para digitar e digitei quase uma folha inteira sem errar uma única letra e em uma velocidade muito rápida. Qual a sensação que eu sentia no momento?

Simples, prazer, na hora comecei a rir, pois vi que minha teoria estava certa, por alguns minutos eu consegui silenciar, travar meu lado esquerdo e o direito controlou a situação, no momento em que eu digitava eu não precisava pensar na palavra, apenas olhava para o texto e digitava. Já se deparou com situação em que você faz determinadas tarefas e suas mãos simplesmente se mechem como se você não precisasse controlar cada movimento, definindo o que deve ser feito? Pois é, e parecido com isso. Desde que isso me aconteceu estou tentando controlar essa transição do lado esquerdo para o lado direito conscientemente, sei que estou perto, mas acredito que quando eu conseguir, ganharei muito mais que a habilidade de digitar longas páginas de texto sem errar uma única letra.

Um detalhe, em quando eu digitava eu podia sentir uma sensação muito ruim de conflito no meu corpo, experimente o seguinte, tente digitar enquanto ouve uma música mas tente acompanhar a letra mentalmente, isso enquanto digita o texto que esta lendo. No meu caso eu sinto uma sensação de conflito enorme, como se uma parte de mim quisesse fazer uma coisa e a outra parte, outra. Isso se da por causa das habilidades, cada lado do seu corpo fica tentando tomar as rédeas da situação, mas como o lado esquerdo é sequencial, não consegue lidar com várias coisas ao mesmo tempo, ele se divide entre a música e na tarefa de digitar, enquanto você faz isso o lado direito tenta assumir o controle para digitar, por isso o conflito, porque como somos todos condicionados a ser sequenciais em nossas tarefas, o  lado esquerdo tem um poder de decisão maior, mas que pode ser mudado.

 

Bem, só isso, dúvidas, comentários.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Outra técnica para eliminar a subvocalização

 

Outra técnica que aprendi por experiência própria, que ajuda a eliminar a subvocalização é usando música, diferente da outra que eu tinha ensinado onde você canta mentalmente uma música, nessa você colocar uma música para tocar, uma que seja fácil para você poder prestar atenção na letra. Após isso tente ler um texto qualquer e vai ver que será quase impossível ler a não ser que você deixe de prestar atenção da letra da música. Treine sempre assim, dessa maneira estará aperfeiçoando sua habilidade de ler um texto apenas passando os olhos.

 

Mas pratique e pratique, só assim o resultado aparece.

domingo, 19 de setembro de 2010

Enxergando bem sem óculos – Parte 2

Dando continuidade a série de artigos sobre ver bem sem óculos.

Clique aqui para a Parte 1

Aqui temos uma visão geral do olho humano:

Human_eye

Temos assim então:

  • Esclerótica – branca, exterior, inelástica e rígida, opaca
  • Córnea – translucida, opaca, permitindo a entrada de luz, incolor
  • Coróide – onde estão os vasos sanguíneos
  • Retina – situada na parte interna

 

E uma visão de como estão posicionados os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos:

Eyemuscles

O olho é divido em duas câmaras, que são separadas pelo Cristalino, temos a frente então a câmara preenchida por um liquido chamado humor aquoso e é essencial para manter a correta pressão do globo ocular.

Na câmara anterior temos a íris e a pupila, responsável por regulara a quantidade de luz que entra pelo olho.

Na parte interna temos a retina e atrás dela o pigmento responsável pela cor dos olhos. A parte interna é cercada por um liquido gelatinoso chamado humor aquoso. Responsável por manter o formato do olho também.

Base do sistema

 

  • Existem pressupostos básicos que você deve entender, são:
  • Seus olhos tem poder de recuperação
  • Vista cansada é causa da perturbação visual e não o resultado.
  • Relaxar é essencial, sendo essa uma das bases do sistema. Relaxar é igual a se recuperar. Verá que exercícios aqui sempre contém a partes de relaxamento.
  • Disciplina. Aprender as técnicas e aplica-las diligentemente visando remover os maus hábitos.

 

Cansaço visual

 

No antigo sistema de Helmholtz temos que a causa de enfermidades oculares esta baseado na conformação defeituosa do globo ocular.

No sistema Bates isso já acontece devido ao cansaço visual.

Sendo este de dois tipos, visual e crônico.

No agudo acontece em diversos casos quando se lê por exemplo quando se está doente, gripes, resfriados. Pode acontecer cansaço visual também quando a superfície do olho entra em contato com ar muito frio ou quente, exposição alta a luz, contato com corpos estranhos. Também em períodos longos de leitura.

No crônico é mais difícil de ser percebido pois pode se apresentar de diversas maneiras.

Mas pode aparecer devido a fatores como iluminação, tamanho das letras ao se ler, distância do material a ser lido, dores de cabeça e de dente podem também acabar afetando no cansaço visual. Pureza do ar, falo de ambiente poluídos como perto determinadas fábricas e poluição provinda de automóveis e auto-intoxicação devido a problemas digestivos.

Assim o cansaço vai sempre se manifestar seja por fadiga nos olhos, dores de cabeça, comichão nos olhos, inflamação nas pálpebras e redução de visão.

 

Segredos da boa visão

 

Piscar

Piscar é algo essencial para se ter uma boa visão, basta reparar que frequentemente muitos de nós esquece de piscar, principalmente quando estamos diante da tv, do computador, acabando por assim cansar e irritar os olhos. E também porque temos um lubrificante natural produzido pela glândula lacrimal, a lágrima. Assim contribui para manter os olhos higienizados, dá mais brilho aos olhos, mantém úmida a córnea, evita partículas de matéria sobre o olho. O piscar também proporciona aquecimento nos olhos, principalmente nos dias frios e ajudam no relaxamento dos músculos da pupila e estimula a circulação de liquido linfático pelo olho.

Piscar não vai atrapalhar sua capacidade de ver, é um processo que deve ser natural.

No meu caso, percebi que minha vista ficava irritada durante o pouco tempo que eu estava em frente ao computador. De posse das informações do livro, comecei a perceber que algo que eu não estava fazendo era piscar frequentemente, depois que tomei consciência disso e piscar com mais freqüência, meu cansaço visual reduziu, inclusive as dores de cabeça por ficar horas em frente ao monitor do computador.

Então tenha como hábito piscar frequentemente até ficar inconsciente.

Visão focada

Outro ponto é manter a visão focada em sincronia com a sua intenção de ler por exemplo, as vezes tentar forçar a visão acima daquilo que se pode realmente enxergar pode gerar efeitos negativos, isso por que o ponto onde incide a imagem, a mácula lútea nos olhos, é muito pequeno, mas como nosso olho se desloca muito rápido temos a ilusão de ter percorrido uma vasta área com a visão e que isso foi conseguido com apenas uma passada com o olho.

 

Mobilidade

Nesse caso é livrar o olhar de movimentos tensos, temos assim mobilidade voluntária e involuntária. É importante ficar consciente desses movimentos, e se dão também de acordo com a atividade que estamos fazendo como ler ou praticar algum esporte. Como eu já disse anteriormente, apesar de termos a ilusão de que a visão é continua, como na leitura, não é, pois nesse caso sempre fazemos micro movimentos para podermos captar melhor a informação. Saber disso dá importância maior ao fato de se poder relaxar para que assim a visão não fique afetada.

Luz

Aqui é basicamente quando a luz é usada nas mais diversas situações ao nosso favor.

A luz do sol em quantidade moderada sobre os olhos é benéfica, mas como não e segredo para ninguém, seu excesso prejudica gravemente.

Lembrar-se também do seu correto uso em atividades como ler, assistir e fazer algo em frente ao computador.

 

Bom, ficamos por aqui, o próximo artigo abordará os exercícios.

Até breve.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enxergando bem sem óculos – Parte 1

Bom, depois da minha proveitosa leitura do livro Como enxergar bem sem óculos, vou colocando aqui os exercícios apresentados bem como situações para aplicação.

16398_4
Vou colocar aqui os passos com minhas próprias palavras com o objetivo de divulgar o método, fazendo assim com que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas.
Gostaria também que aqueles que fossem utilizar o método, que relatassem aqui no campo de comentários, as melhoras obtidas.
Vou dividir os exercícios em uma série de artigos, esse será o primeiro.
Nada melhor para começar do que pelos fundamentos, é muito importante entender qual é o embasamento do sistema Bates para que assim se possa seguir os princípios com mais consciência e efetividade.
Ressalto que o que vou apresentar aqui são informações conforme o livro que eu li, vou ser objetivo, mas para mais detalhes aconselho a compra do livro.

Fundamentos

Criador

O método foi criado por William Horatio Bates, médico nascido em Nova Jérsei.
Contrariando os conceitos da época, Bates, se empenhando pelo estudo da visão e as causas das suas enfermidades, percebeu que, ao contrário do que se pensava, o olho era capaz de se recuperar quando recebia os estímulos certos e que as enfermidades então, a maioria delas eram decorrentes basicamente do cansaço da visão, este por qual decorrente da constante tensão sofrida pelos músculos que envolvem o globo ocular.
Assim, percebeu que vários distúrbios da visão podiam ser curados e não apenas aliviados como o que acontece quando se simplesmente se usa óculos. Indo assim contra o que se ensina pelos postulados de Helmholtz, onde problemas na visão eram simplesmente atribuídos a modificações na forma do cristalino. Confesso que foi assim que aprendi sobre visão e a leitura do livro foi um choque de conceitos para mim.
Nisso está o segredo do sistema, como disfunções como Miopia, Presbiopia, Astigmatismo e Hipermetropia, seriam causados então não por alguma alteração no cristalino, mas basicamente no formato do olho, formato esse definido pela pressão interna e músculos responsáveis por controlar os movimentos do globo ocular. Dessa maneira, o uso de óculos não seria efetivo pois simplesmente pioraria o problema sendo que o olho tenderia a se adequar devido a mudança de foco proporcionado pelo óculos.

Funcionamento do olho


O globo ocular é movimentado por 6 músculos.
4 sendo os músculos retos e 2 sendo os músculos oblíquos.
Sendo assim uma visão perfeita irá depender da correta interação entre esses músculos.
Na imagem abaixo os músculos circundantes ao olho são os retos e os dois restantes, os retos.
800px-Eye_orbit_anatomy_anterior2
Assim, focar um objeto distante , a interação dos músculos retos faz o globo ocular ficar mais curto.
Ler ou olhar de perto faz com que o globo fique mais comprido e menos largo.
Agora havendo qualquer problema, como cansaço de vista devido a problemas como stress, debilidades em geral e outros fatores que agravem a tensão nervosa, os músculos retos poderão se tornar retesos causando assim hipermetropia ou hiperopia.
Já se os oblíquos se retesarem dará origem a miopia ou vista curta. O astigmatismo virá da força desigual feita por esses diversos músculos no globo ocular.
Baseando-se nisso o Dr. Bates encontrou diversos casos que não se enquadravam na teoria de Helmholtz, tratando-os assim segundo o seu método tendo então resultados fora do comum.
Nisso então constatou-se que os óculos fazem somente o que os olhos deveriam fazer. E seu uso então apenas mascara o problema quando na verdade deveria cura-lo. Isso força então o olho, a musculatura em si, se adaptar para a mudança de foco proporcionada pelos usos de óculos.
Mas, mesmo depois da publicação do seu trabalho, a comunidade em si rejeito ou trabalho do Dr. Bates, não querendo abandonar a velha teoria.
Bom, para que o artigo não fique muito grande, paro por aqui, ao longo dos dias vou postando o resto da série com os exercícios utilizados e o tratamento aos quais eles se aplicam.
Mas é bom deixar aqui uma recomendação que está no livro feita por seu autor, o M. Matheus de Souza:
É bom repetir que o tratamento é usado em todos os distúrbios visuais para os quais é prescrito o uso de óculos e não é nossa intenção aplica-lo na perda de visão causada por degenerância.
Até o próximo artigo.

Clique aqui para a Parte 2

domingo, 12 de setembro de 2010

Porque o processo de leitura não é um hábito?

Aqui na minha saga para me tornar um leitor voraz eu comecei hoje a pensar:
A leitura é o único hábito que não é um hábito
A partir disso, comecei a pensar:
Como transformar a leitura em um  esforço inconsciente.
Não entendeu meu raciocínio?
Pense bem, quantas coisas você faz de maneira consciente? Já pensou em quantos passos, regras, deve seguir para poder dirigir, já pensou no quanto era difícil amarrar os cadarços do sapato e que hoje em dia esse processo é tão fácil que você pode executa-lo enquanto desempenha ou pensa em outra tarefa.
Dançar, cantar, lutar, são tantas coisas que aprendemos a fazer, que no início requerem a memorização de uma seqüência de movimentos e regras que com a prática se tornam extremamente fáceis, tudo porque se tornaram processos inconscientes e que demandam pouco esforço.
Agora pare e pense, e no caso do processo de ler, porque ler é um processo tão cansativo, fazemos isso quase que durante toda a nossa vida, praticamente todo dia e toda hora, as vezes lemos incansavelmente para aprender algo e mesmo assim, temos que fazer um esforço por vezes grande e mesmo com tudo isso não se torna algo tão fácil como dirigir, dançar ou cantar, ou mesmo lutar alguma arte marcial complexa cheia de movimentos. Temos que fazer esforço para processar um grupo de palavras, absorver e relacionar o seu sentido com conhecimentos anteriores para que o conhecimento seja assimilado.
Imagine se pudéssemos apenas passar os olhos por um texto, do tamanho e complexidade que fosse e nossa mente cuidasse de processar tudo aquilo, relacionando com conhecimentos anteriores e tornando aquilo mais fácil para a nossa consciência.
É algo que estou tentando entender mas até agora estou sem resposta.
E você, nobre leitor, o que acha?