Quer mais? Pesquise aqui!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como eliminar a subvocalização na leitura dinâmica

Bom, não sou um leitor dinâmico muito veloz, mas estou voltando aos treinos.
Algo que já vi por ai é que muita gente tem dificuldade em eliminar a subvocalização, aquela voz sorrateira que sempre persiste enquanto se está lendo alguma coisa. E acaba impedindo que alguns alcancem velocidade maiores e tenham melhor compreensão.
Bem, vou colocar aqui o que já li sobre o assunto e o que deu resultado para mim.
Bem, antes de começar a praticar leitura dinâmica, era inevitável, sempre que eu passava meus olhos pelo texto, sempre acabava lendo o que estava escrito, mesmo que fosse uma palavra ou outra, isso acabava limitando minha velocidade e por conseguinte minha capacidade de compreender o texto lido.
Pesquisando vi uma técnica utilizando música por exemplo. Você coloca algo para tocar, em volume baixo e tenta prestar atenção ao som da música enquanto vai lendo o texto, passando os olhos por cima ou mesmo cantando enquanto se lê, pode parecer difícil e contraprodutivo mas nada que a prática não resolva.
Pode tentar também tocar um som mentalmente enquanto vai passando os olhos pelo texto, lembrando que isso exige prática, seja persistente e os resultados apareceram.
Outra técnica também que utilizei e que me ajudou muito foi a seguinte.
Utilizo nesta técnica um metrônomo.

Calma, não uso o da imagem acima, o metrônomo serve para você poder marcar o compasso de algo que está fazendo, até onde sei músicos utilizam bastante. Se procurar pela internet vai achar diversos programas que tem a mesma função, inclusive para se instalar no celular, como no meu caso ou mesmo em um ipod-touch, que também tenho.
O legal desse exercício é que ele ajuda a aumentar sua velocidade também, bem, vamos aos passos.
Primeiro regule o metrônomo para determinadas batidas por minuto, para você iniciante podem deixar em 40 ou 30 batidas por minuto.
Pegue um livro, sente em uma posição confortável, se preferir, coloque a ponta do seu dedo abaixo de uma linha na página, coloque o metrônomo em ação e comece a ler, o objetivo aqui é ir passando os olhos pela linha, você deve completar cada linha a cada toque do metrônomo, vera que em um minuto ter percorrido 40 linhas se o metrônomo estiver regulado para 40 toques. Vá fazendo isso e anotando em um cadernos sua progressão, a cada dia que passar tenha como meta aumentar os toques e por conseguinte sua velocidade, verá que fazendo um calculo básico, se chegará facilmente a quantas palavras por minutos você está lendo.
Lembre-se, o importante aqui é ir passando o olho pelo texto tentando capitar o máximo possível de palavras na linha no melhor tempo possível, verá que me apenas 1 semana já terá aumentado e muito sua velocidade, e a cada vez que for aumentando verá que fica mais difícil subvocalizar o texto, não se preocupe inicialmente com a compreensão, já que devido a velocidade inicial alta ela fica comprometida, mas não desanime, a mente tem uma grande capacidade de adaptação, em 1 semana fazendo esse exercício já irá notar resultados.
No meu caso, já consigo simplesmente olhar para palavras em um texto e não subvocaliza-las, a compreensão em si não é grande, mas estou praticando isso também para poder ir melhorando.
Bom treino e qualquer dúvida, pergunte.

[UPDATE]

Meu celular é um symbian, modelo n70, nele utilizo esse software aqui como metrônomo:

http://www.mobiletopsoft.com/symbian/freeware/download-s60-metronome.html

Baixe e instale e aproveite.

9 comentários:

  1. E deu certo com vc? tem gente falando que não dá certo? tem outras dicas mais "efetivas" no sentido de rápidas, porque esse negócio de contar acaba tirando minha atenção, talvez um mês ajude. Bem, gostei do artigo, até que enfim, alguém objetivo!qual é esse programa de metrônomo para o celular?? vc pode postar aki?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, funcionou sim, mas por favor na faça como eu fiz, querer que as coisas aconteçam rápido demais, tive que aprender que é de pouco em pouco que as habilidade vão vindo, então não espere um técnica instantânea. É treinamento. Persistência, só assim o resultado vêm, tire da sua cabeça isso de querer uma técnica que faz milagres, também queria isso mas vi que não dá mesmo. É prática e mais prática. Vou procurar o link para download do metrônomo e atualizo o artigo com ele.

    ResponderExcluir
  3. achei interessante o assunto.
    Sou estudante de música, uso o Weird Metronomo.

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Édipo. Estou iniciando meus exercícios em Leitura Dinâmica, em uma semana de treino diário notei diferença. Gostaria de saber como está sua evolução, se alcançou o resultado esperado, passando-se 2 anos da criação desse artigo. Poderias enviar email para mim com suas respostas e sugestões? Meu email é reinert.diogo@hotmail.com

    Seu artigo foi-me muito útil. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Edipo!
    Estou com um programa do Google Play que se chama Speed Reader.
    Há treinos e leitura nele, e uma parte que marca a sua performance atual em cada treinamento.
    Mas tenho uma dúvida:
    O equilíbrio entre "compreensão" e "rapidez".
    Não preciso ler tãããoooo rápido como algumas pessoas fazem mais preciso ler mais rápido do que leio.
    Como melhoro a parte da compreensão???
    Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Caros, este metrônomo tem todas as funções necessárias para treino de velocidade de leitura dinâmica. Exemplo: pode-se ajustar para ir de 40 a 120 batidas por minuto (bpm), modificando por passos incrementais de 10 bpm, permanecendo um ou dois minutos em cada passo. segue o link:
    http://bestdrumtrainer.com/st/

    Para diminuir a subvoclização as dicas sãocerteiras!!! não importa como faça, o importante é manter o canal de comunicação vocálico (que lidam com som - boca e ouvidos) ocupados enquanto pratica. Ao longo do tempo a subvocalização desaparece. Abraços e boas práticas!!

    ResponderExcluir
  7. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.keuwl.metronome

    ResponderExcluir