Quer mais? Pesquise aqui!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O problema das religiões

Sabem qual é o grande problema das religiões? Na verdade a maioria delas? Porque em vez de colocar o homem como centro, como raiz dos problemas as religiões tentam por soluções paliativas, pela sua tão rala compreensão da mente humana, interpretar os problemas e propor soluções, que na verdade não são soluções, são so maneiras de enganar a realidade. As pessoas sentem fome, sentem sede, raiva, solidão, depressão, uma miriade de sentimentos e pensamentos que tudo que muitas religiões tentam resumir é so a diabinhos, a criaturas das quais nunca se provou a existencia, tentam de toda maneira tirar dos ombros humanos as responsabilidades por suas ações, tiram a responsabilidade por seus atos e e tiram ainda o peso da responsabilidade de efetuar mudanças sobre os próprios erros.
Nós como humanos, somos seres complexos, basta estudar o basico de neurociência e psicologia para ver o quanto somos complexos, ou você acha que a mente humana pode ser abstraida em termos de 2+2 e ser simulada em laboratório? Não, não pode, estão tentando isso, se fosse simples, teriamos robos tão inteligentes, conscientes, como nós somos.
É o que muitas religiões fazem, veem o homem apenas como 2+2, muita gente culpa forças sobrenaturais, anjos, demonios ou o que for por seus problemas, pelo que vivem atualmente. Será mesmo assim? Uma grande falha de muitas pessoas é não ver, é ter preguiça de analisar friamente cada passo que ela efetua, que ja efetuou. Já tentou colocar no papel tudo que você fez até hoje? Desde que você se entende por gente? Lembra daquela oportunidade que você hoje considera perdida? Lembra de momentos que se você pudesse voltar no tempo faria diferente? Onde estão as forças sobrenaturais nesse caso, onde está Deus?
Lembra de ter quebrado a cabeça pra resolver aquela equação na prova de matematica? Lembra de tudo que aprendeu? Numerais, numeros, sinais, significados, regras, você ali quebrando a cabeça para chegar a um resultado, controlando cada calculo meticulosamente até que chega na resposta certa.
Pois é meu amigo, nossa vida é isso, é uma enorme coleção de equações cada uma relacionada com a outra, equações que se interagem e na maior parte de tempo, se resolvem sem que você precise interagir conscientemente para isso, equações interagindo e mudando o curso da sua vida, equações que mudam conforme suas decisões. Claro que isso é complexo para muitas religiões, porque quando foram criadas, o pensamento humano era muito primitivo, não via a relação entre causa e efeito, não via essas equações que permeiam toda a vida, não viam que a felicidade, que o odio, eram estados internos, decisões que tomamos, e que isso influenciava não so a si mesmo como outras pessoas. E dai esta hoje em dia esse ódio crescente por muitas religiões ou mesmo a apatia em relação a elas, elas falham, falham miseravelmente em entender toda essa complexidade humana. Muitas religiões dizem - Seja bom. Seja altruista. Seja misericordioso. Deixa a cobiça, a inveja, o ciúme de lado. É tão simples falar tudo isso não é? As vezes fazemos tantas coisas, coisas das quais nos arrependemos e so depois notamos que poderiamos ter feito diferente, isso mostra o quanto certos comportamentos estão arraigados em nossa mente, nesse vasto oceano de memorias, informações e algumas religiões falham justamente nisso, não permitir o ser humano conhecer essas pasta tão vasta da sua mente que governa cada parte da sua vida.

5 comentários:

  1. A religião tem seu valor, sim, para quem pratica com fidelidade. é possível inda conhecer o ser humano filosoficamente e psicologicamente mesmo dentro de uma religião, vivendo plenamente as virtudes evangélicas. Bem, não sei com outras religiões, mas com a Católica é possível.Vivo desta forma muito feliz, pela minha compreensão de felicidade.

    ResponderExcluir
  2. A religião foi a pior coisa que já aconteceu ao ser humano. É um tipo de doença, um disturbio vindo de nossos mais remotos ancestrais. A ignorância destes acestrais antigos aliada a sua capacidade imaginativa deram origem ao ser denominado Deus... No entando, não condeno quem acredita em Deus, é a morfina mental para o sofrimento dos que tem preguiça de pensar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edipo G,

    Muito interessante sua observação e colocação sobre o assunto da religião.
    Vc conhece a Logosofia? Porque pelo que li do que escreveu, acho que vc iria gostar, pois trata de muitos temas que vc citou ali...
    O site é www.logosofia.org.br
    Sugiro que vc baixe o livro grátis e leia.

    Abraços,

    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom texto. Religião é uma grande idiotice. Existem bilhões de pessoas estúpidas delirando na sua própria mente, acreditando que existe algum ser sobrenatural onipresente lhes vigiando!!?? Mas que merda é essa? Que falta de responsabilidade consigo mesmo e com os demais seres vivos. Para interagirmos com a realidade precisamos de muita observação da forma mais direta possível (ciência), sem "filtros mentais" estúpidos de como alguém pensa que natureza funciona! Estamos milhares de anos nos arrastando com esta estupidez generalizada.

    ResponderExcluir