Quer mais? Pesquise aqui!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Historia da Leitura Dinâmica

Nesse artigo vou apresentar uma breve história da Leitura Dinâmica.

Bem, antes de conhecer efetivamente a leitura dinâmica achava que por ler mais rápido, isso iria atrapalhar a compreensão do que seria lido. Via também muitos comentários desse tipo. Mas estudando mais a fundo, que que esse ler mais rápido era simplesmente ler melhor, de maneira mais efetiva onde se tivesse compreensão do que era lido.

Tudo começou em em 1946 quando a professora Evelyn Wood acreditava que poderia aumentar a velocidade de leitura, ultrapassar a barreira das 1000 palavras por minuto.

Isso ficou evidente para ela quando ela se deparou com a incrível velocidade do professor Lowell Lees da universidade de Utah. Foi no momento em que ela lhe havia entregue um documento de 80 paginas esperando que ele o levasse para le-lo em casa e pudesse retornar mais tarde como muitos professores preferiam. Então ele tomou o documento dela e o leu ali mesmo em menos de 10 minutos. Então o classificou e entregou a Evelyn.

Ela notou que ele tinha realmente lido o documento, percebeu na conversa que se segui com ele que estava completamente familiarizado com o assunto, inclusive com os argumentos utilizados e as falhas no documento.

Evelyn encontrou ali o que estava procurando, um leitor dinâmico. Calculando depois ela viu que o professor Lees leu o documento em uma velocidade de 2500 palavras por minuto.

Evelyn tentou, mas não encontrou nenhuma técnica aparente que o Lee fazia para ler.

Com o tempo Evelyn foi encontrando leitores dinâmicos em que a velocidade variava de 1500 a 6000 palavras por minuto, mas de novo não conseguia encontrar um ponto em comum entre eles, do qual ela poderia se aproveitar para poder fazer como eles.

O único fato que ela notou era seus olhos se moviam muito rápido, indo em uma direção dominante, a vertical até o fim da página.

Então em um dia de Outono em 1958 ela começou a ler um livro chamado Green Mansions de W. H. Hudson. Ela o estava lendo rápido, mas nada que se comparasse aos leitores dinâmicos que ela havia encontrado.

Frustrada ela atirou o livro na água.

Um tempo tempo depois percebendo que sua frustração não iria dar em nada, pegou o livro novamente.

Começou então a ler o livro de onde havia parado e percebeu que dessa vez estava melhor, a história estava fluindo, o livro estava meio sujo, então era necessário limpa-lo, para isso enquanto estava lendo, ia limpando com a mão. De repente ela estava lendo em alta velocidade, seus olhos abarcavam todo o texto de acordo com o movimento natural de sua mão.

Antes de notar isso, ela havia lido mais de 50000 palavras em menos de 10 minutos, aproximadamente 5000 palavras por minuto.

Desta experiência nasceu o método básico de leitura de Evelyn Wood, nem preciso dizer que esse método dela ficou famoso nos Estados Unidos, inclusive um dos que fizeram o curso foi o estadista John F. Kennedy.

 

Bem pessoal, essa é uma breve história, mas talvez você esteja cético se realmente é possível ler nessas velocidades fantasticas.

No próximo artigo mostrarei o embasamento para que você compreenda o porque da leitura dinâmica funcionar.

Até mais.

 

Bibliografia

Leitura Dinâmica e Aprendizagem, Geraldo R. Caravantes e Paulo Flávio Ledur 2ª Edição, Age Editora, São Paulo, 2006

http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_43069.shtml, acessado em 15/02/2010

The Evelyn Wood Seven-Day Speed Reading and Learning Program, Stanley D. Frank

4 comentários:

  1. COMO VESTIBULANDO A LEITURA DINÂMICA SE TORNA UMA FERRAMENTA FANTÁSTICA PARA UM MELHOR RENDIMENTO.APESAR DE TER UMA BOA VISÃO PERIFÉRICA , NÃO CONSIGO ELIMINAR A SUBVOCALIZAÇÃO OQUE TORNA LENTA MINHA LEITURA. CONHESSE ALGUM EXERCÍCIO QUE POSSA ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  2. Ola Anônimo, acabei de criar um artigo sobre isso, veja se te atende:

    http://proezamental.blogspot.com/2010/05/como-eliminar-subvocalizacao-na-leitura.html

    ResponderExcluir
  3. Para eliminar a subvocalização vc pode usar a técnica 1,2,3,4. Pronuncie este numeros mentalmente e repetidamente, a medida que ler alguma coisa, isto vai fazer seu cérebro ter mais trabalho pra subvocalização e em pouco tempo vc irar ler muito mais rápido.

    ResponderExcluir
  4. Para eliminar a subvocalização vc pode usar a técnica 1,2,3,4. Pronuncie este numeros mentalmente e repetidamente, a medida que ler alguma coisa, isto vai fazer seu cérebro ter mais trabalho pra subvocalização e em pouco tempo vc irar ler muito mais rápido.

    ResponderExcluir