Quer mais? Pesquise aqui!

domingo, 4 de julho de 2010

Aumente sua concentração e torne sua leitura mais eficiente

Algo muito importante para ler com mais prazer,  bem como desempenhar diversas outras atividades, como fazer aquela prova do final do semestre, realizar uma tarefa até o fim sem interrupções, é a concentração.

Pode não parecer nada demais mas no ambiente tão dinâmico em que vivemos hoje, principalmente para quem vive conectado na internet, a concentração as vezes acaba sendo relevada e nosso aprendizado e desempenho prejudicado, pois ao menor barulho ou qualquer outro sinal acabamos perdendo o fluxo do pensamento. Ou as vezes começamos a ler sobre algum assunto e quando menos esperamos acabamos perdidos em outro pensamentos.

Então é de vital importância sabermos nos concentrar, visto que aguça nossa capacidade de percepção principalmente na leitura dinâmica e faz nossa mente se envolver por completo no assunto lido.

Então agora passo um pequeno exercício para ser praticado todos os dias que vai ensinar seu cérebro a manter o foco quando você quiser fazendo assim as pequenas distrações sumirem da sua mente.

Exercício

 

Tempo: 20 minutos

Quando pode ser feito: A qualquer hora do dia, desde que seja no tempo acima.

20 minutos pode parecer pouco, mas acredite, quanto mais inquieto você for, esses 20 minutos vão parecer uma eternidade, e claro vai ver os resultados a medida que for praticando.

Passos:

Primeiro arranje algo para marcar o tempo, um despertador normal ou você mesmo pode usar o alarme do seu celular ou iPod. Acredito que isso não seja problema para ninguém.

Agora sente-se confortavelmente em uma cadeira, numa posição em que você fique com a coluna ereta, assim ajudará também na concentração, não recomendo uma poltrona, senão você poderá acabar caindo no sono.

Agora apoie a mão esquerda no joelho esquerdo e a mão direita no joelho direito.

Feche os olhos, e conte de 1 até 10, mas atenção, a medida que for contado faça assim:

Conte 1 na mão direita, 2 na mão esquerda, 3 na mão direita, 4 na não esquerda, até chegar ao número 10. Quando terminar, volte a contar novamente, sempre de 1 até 10.

Detalhe, como eu disse acima, quanto mais inquieto você for, ou quanto mas pensamentos ficarem vindo em sua mente, mais difícil vai ser para terminar a contagem.

Cada vez que perceber que se perdeu na contagem, refaça, começando tudo de novo, isso irá ajudar a reeducar sua mente, tornando a disciplinada.

Vai perceber em determinado ponto uma agonia as vezes muito grande, como se algo quisesse te tirar daquele “suplício”, mas não se deixe vencer, continue na contagem, se você se perdeu, volte a contar novamente, depois de um tempo, isso varia de pessoa para pessoa, você perceberá que sua mente se aquieta.

Na verdade, em si, o lado esquerdo do seu cérebro se aquieta, por que o que ele apenas quer é te tirar de uma tarefa tida por ele como “enfadonha e cansativa”, se você leu “Desenhando com o Lado direito do cérebro” vai entender bem isso.

Em determinado ponto vai perceber que sua mente está bem focada e por certos momentos você até esquece o ambiente afora e acabe tendo um sensação as vezes gostosa de paz e sossego.

Não se desanime senão ver resultados na primeira vez, eles virão, mas tem que ser disciplinado no exercício.

Isso em si é mais uma prática de meditação, e com ela, perceberá que vai ter cada vez mais facilidade em se focar em uma tarefa se se perder com por exemplo, o barulho a sua volta.

Agora pense bem, o que são 20 minutos para você?

É um exercício simples mas ao mesmo tempo poderoso, que tal faze-lo hein?

9 comentários:

  1. Cara você me descreveu no 2º paragrafo...

    Cara os últimos minutos foram eternos. Mas vou tentar praticar todos os dias!

    ResponderExcluir
  2. Teu blog me ajudou muito, e já adicionei aos favoritos.

    Esse exercício eu fiz ainda pouco pela primeira vez e nos minutos finas me deu um sono terrível, cheguei a dormir e sonhar sentado por alguns segundos. XD

    Antes de começar essa tarefa eu havia achado um site e lembrei daquele teu diário de leitura dinâmica. http://www.studygs.net/portuges/discipline.htm

    Eu mal conheço o site, mas acho que vai te ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.
    Então, dá sono mesmo, mas um detalhe, e essa é a melhor parte, se você persistir na concentração, ignorando o sono, vai chegar o momento em que o sono simplesmente vai sumir e você sentirá uma sensação de disposição e quietude muito grande. É como se seu corpo dormisse mas sua mente ficasse totalmente ativa. Obrigado pela indicação do site, vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Hoje foi engraçado. Durante esse exercício, quando contava na mão sonhei por alguns segundos que tava digitando no teclado e fiquei e fiquei mexendo o mindinho procurando o backspace.
    asusuahsuhaushauhsusha

    E em que fonte você achou esse exercício Édipo?

    ResponderExcluir
  5. Acho fantástico, não pratico so ele, pratico outra forma de meditação também. O legal mesmo é a capacidade que um exercício assim tem de disciplinar a mente, algo que te beneficia em outros campos. E como eu disse, depois que você se acostuma e obtém controle, a sensação de desespero, de chatice por fazer uma tarefa repetitiva some e fica com uma sensação muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vc não entendeu bem a pergunta. Quero saber qual a fonte bibliográfica desse exercício. Aonde você encontrou, se foi num site, livro...

    ResponderExcluir
  7. Rsrs, foi mal, li rapido demais. Na verdade fui eu que crie um dia aqui. Depois de ler bastante sobre meditação, hipnose e etc você acaba aprendendo alguns fundamentos e com base neles montei esse exercício, na verdade, existem outros exercícios de meditação parecidos, esse foi apenas uma variação e vi que se encaixou bem para mim. Aliás algo recomendável é que se determinada prática não funciona muito bem, depois de se insistir muito, o melhor é mudar de técnica, comigo fui fazendo várias. Hoje já cheguei nos exercícios que melhor se adaptam a mim.

    ResponderExcluir
  8. Como você faz? Você conta 1 na mão direita e quando termina começa com a esquerda (alternando), ou sempre começa com a direita?

    ResponderExcluir
  9. Não, eu vou alternando, como se fosse um pendulo. Talvez vai ver até uma sensação esquisita no olho esquerdo ou direito, dependendo onde está a contagem.

    ResponderExcluir