Quer mais? Pesquise aqui!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diário de treino – Leitura Dinâmica

Bom, resolvi colocar aqui meu diário de treino, serve até de estímulo para mim que as vezes sou bem relaxado, assim posso ir relatando aqui minha progressão, isso se eu progredir.
Então lá vai, vou descrever abaixo meu treinamento, colocarei os dias que já fiz e nos dias subseqüentes vou atualizando essa página e mostrando minha evolução. Vamos ver no que vai dar.

Objetivo

Tentar dar pequenos passos para que o cérebro aprenda padrões, par que a decodificação se torne inconsciente. Assim, só de olhar para o texto a compreensão virá. Farei isso todos os dias até obter resultados.

Por que isso?


Simples, esses dias estava pensando, por que eu tento e tento e não consigo quebrar a barreira da leitura comum?
Por que não consigo ler como Evelyn Wood lia?
Li palavra por palavra a minha vida inteira, então agora é hora de quebrar esse paradigma e ensinar meu cérebro a fazer as coisas de maneira diferente.
Por que simplesmente não posso olhar para um texto e instantaneamente já saber, já compreender seu significado, é um retrocesso ter que ler palavra por palavra somente para poder entender, sei que minha mente pode fazer muito mais do que isso, então lá vai eu.

Qual o fundamento?


É como aprender a dirigir, isso eu consegui recentemente.
Já viu quanto movimentos você tem que fazer para poder controlar um carro, pode não ser grande coisa, mas já imaginou a coordenação que tem que ter, principalmente no inicio, controlar as marchas, embreagem, freio, acelerador, prestar atenção no retrovisor, sinais de trânsito, sem falar naquelas horas para não deixar o carro morrer no caminho.
Ai então com treinamento e persistência, aos poucos tudo isso vai sendo assimilando por sua mente, no inicio tudo é mais difícil, devido a quantidade de informação ser grande e sua mente consciente não conseguir gerenciar tudo isso.
Mas o treinamento vai fazendo com que essas habilidades se tornem inconscientes, se tornem automáticas, sabendo disso, aprendi a dirigir muito bem sem ter que ficar tão apreensivo toda hora que pegava um carro.
Então aqui nesse treinamento para leitura dinâmica vou fazer a mesma coisa, um pouquinho de cada vez para que meu cérebro aprenda os padrões e passe a fazer as coisas de maneira automática, basicamente vou ensinar minha mente, o inconsciente a como desempenhar determinada tarefa e vamos ver no que vai dá.

Meta

Absorver por completo o sentido do texto, assimilando o máximo de detalhes.

Técnica

Bom, primeiro escolhi um livro para poder começar o exercício:
Livro: Como a mente funciona
Autor: Steven Pinker
Páginas: 666

Bem, neste exercício, começarei pelo prefácio, como viu na minha meta, é absorver por completo o sentido do texto lido, inclusive os mínimos detalhes, como nomes, endereços, quero ter uma aprendizagem consciente, quase como se tivesse parado para decorar todo o texto, sei que parece algo insano para leitura dinâmica, mas não acho impossível de conseguir.

Tarefas


1ª tarefa

Passo os meus olhos tentando abordar duas linhas de uma vez só, do início ao fim da linha, com isso abordo várias palavras de uma vez só.
Enquanto faço isso, tento pegar palavras chaves, sem subvocalizar o texto e vou pensando nelas tentando forçar minha mente a extrair significado daquilo.
Depois de terminado com o prefácio, faço o mesmo exercício novamente e com a mente focada no texto.

2ª tarefa

Aqui passo os meus olhos por cada linha do prefácio novamente, atenção, aqui é uma linha por vez, sem subvocalizar e numa velocidade média, sem ficar estacionado muito nas palavras, procuro deixar  a mente viajar pelo texto enquanto meus olhos passam por ele.

3ª tarefa

Aqui volto a repetir a 1ª tarefa.

5ª tarefa

Agora aqui, passo meus olhos por cada bloco de texto no prefácio, como se imaginasse um quadrado e dentro dele, determinada porção do texto, traço um z ou w imaginário, fazendo com que através da minha visão periférica eu possa captar a maior quantidade de palavras possíveis.
Repito isso por 3 vezes.

Relaxe

Enquanto pratico isso, costumo colocar uma música para tocar, normalmente é new age, clássica, celta ou medieval, tento prestar certa atenção na melodia enquanto estou lendo, assim evito com que venham pensamentos que aparecem do nada na minha consciência, atrapalhando assim minha concentração.
No final, tento ver se ficou alguma impressão do material lido na minha mente, tentando lembrar de algo.

Adicional

Como adicional, procuro realizar essas tarefas enquanto vou lendo outras coisas durante o dia, como em blogs, noticias, fóruns, para poder ir ajudando o cérebro a se acostumar ao novo ritmo.

Diário

26/05/2010
Sem muita compreensão do que foi lido, a não ser algumas palavras chaves.
27/05/2010
Confesso que aqui comecei a sentir alguma coisa, fica mais fácil passar os olhos pelo texto sem subvocalizar, algumas frases tenho percepção de sentido, já em outras não. Mas já dar para ter uma noção geral do conteúdo do prefácio.
28/05/2010
Aqui estou do mesmo jeito do dia anterior, vamos ver como serão os próximo dias.
29/05/2010
Lendo o prefácio ainda não percebi nada que fosse diferente do dia anterior, mas percebi certa melhora ao ler algumas matérias em alguns sites, foi mais rápido e suave sem ter que ficar parando em palavra por palavra.
30/05/2010
Mesmo nível do dia anterior, e ainda tentando.
31/05/2010
Mesmo do dia anterior, mas fica mais fácil poder perceber textos e ler mais rápido.
01/06/2010
Não treinei.
02/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores.
03/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores.
04/06/2010
Nada ainda, do mesmo jeito que nos dias anteriores, apesar disso sinto melhora quando acelero minha velocidade de leitura sem perder a compreensão.
05/06/2010
Nada ainda, o mesmo do dia anterior.
06/06/2010
Não pratiquei
07/06/2010
Não pratiquei
08/06/2010
Percebi avanço na minha velocidade de leitura sem ter que ficar fazendo tantas fixações, e o livro que tinha encomendado chegou, e até onde já li é excelente e já estou colocando em prática o que estou aprendendo nele, acredito que a partir de agora os resultados serão melhores.
09/06/2010
Não pratiquei
10/06/2010
Mesmo dos dias anteriores mas estou tendo avanços na velocidade de leitura bem como compreensão.
11/06/2010
Agora que coloquei o seguinte exercício na minha rotina está ficando cada vez melhor, lendo mais rápido sem perder tanto a compreensão
12/06/2010
Aqui o mesmo do dia anterior, mas estou sempre aplicando a todo tipo de material que estou lendo.
13/06/2010
O mesmo do dia anterior.

Bom, decidi parar o relato diário. Mas já informo que tive resultados e agora é só ir prosseguindo nos exercícios. Assim que atingir meu objetivo de ultrapassar as 3000ppm eu faço um post específico.
Mas a palavra chave é perseverança.


5 comentários:

  1. Olá Edipo,

    Como está atualmente o seu nível de leitura ?

    Abs,

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, posso dizer que em comparação com quando comecei a fazer Leitura Dinâmica, hoje estou muito rápido, não tanto quando ainda gostaria mas continuo treinando, mas por exemplo, posso ler sem ficar subvocalizando como antes, passar por uma linha de texto inteira com uma única olhada sem precisar focar em cada palavra como eu fazia antes. Então consigo ler muito mais rápido do que antigamente. Atualmente estou fazendo testes com outro método de leitura, em si é fotoleitura, assim que conseguir resultado posto aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Cara.. vc é um gênio..
    Isso é uma das poucas coisas que prestão na Net
    Vc Expôs de maneira Definitiva o assunto
    .Más uma sujestão....não pare de escrever esses artigos.....sucesso p/ vc....^^que Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  4. MT Bom.. escreva mais sobre o assunto..

    ResponderExcluir
  5. Otimo
    __Coloque um resumo da obra de Steven Pinker..

    ResponderExcluir