Quer mais? Pesquise aqui!

domingo, 12 de setembro de 2010

Porque o processo de leitura não é um hábito?

Aqui na minha saga para me tornar um leitor voraz eu comecei hoje a pensar:
A leitura é o único hábito que não é um hábito
A partir disso, comecei a pensar:
Como transformar a leitura em um  esforço inconsciente.
Não entendeu meu raciocínio?
Pense bem, quantas coisas você faz de maneira consciente? Já pensou em quantos passos, regras, deve seguir para poder dirigir, já pensou no quanto era difícil amarrar os cadarços do sapato e que hoje em dia esse processo é tão fácil que você pode executa-lo enquanto desempenha ou pensa em outra tarefa.
Dançar, cantar, lutar, são tantas coisas que aprendemos a fazer, que no início requerem a memorização de uma seqüência de movimentos e regras que com a prática se tornam extremamente fáceis, tudo porque se tornaram processos inconscientes e que demandam pouco esforço.
Agora pare e pense, e no caso do processo de ler, porque ler é um processo tão cansativo, fazemos isso quase que durante toda a nossa vida, praticamente todo dia e toda hora, as vezes lemos incansavelmente para aprender algo e mesmo assim, temos que fazer um esforço por vezes grande e mesmo com tudo isso não se torna algo tão fácil como dirigir, dançar ou cantar, ou mesmo lutar alguma arte marcial complexa cheia de movimentos. Temos que fazer esforço para processar um grupo de palavras, absorver e relacionar o seu sentido com conhecimentos anteriores para que o conhecimento seja assimilado.
Imagine se pudéssemos apenas passar os olhos por um texto, do tamanho e complexidade que fosse e nossa mente cuidasse de processar tudo aquilo, relacionando com conhecimentos anteriores e tornando aquilo mais fácil para a nossa consciência.
É algo que estou tentando entender mas até agora estou sem resposta.
E você, nobre leitor, o que acha?

2 comentários:

  1. É cansativo por causas do freios que há na nossa leitura. Esse freios que aprendemos na escola. Estou me referindo a subvocalização e a cansativa leitura de palavra por palavra.

    Nosso cérebro tem a capacidade de alcançar velocidades muito maiores, e a lentidão faz com que a tarefa fique mais cansativa.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe pelos erros de ortografia acima.

    ResponderExcluir