quarta-feira, 30 de junho de 2010
Aprendizagem subliminar
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Mais um exercício para aprimorar a velocidade
Como sabem, meu livro “Leitura dinâmica em 7 dias” chegou, estou adorando ele, e posso dizer que com os exercícios dele e com os que eu já estava fazendo, minha velocidade aumentou e posso sentir a leitura muito mais fluída sem afetar a minha compreensão, estou adorando.
Então lá vai uma dica de exercício para você fazer, mais abaixo eu explico o fundamento dele.
Peque um texto, pode ser um livro velho, revista com um artigo extenso ou mesmo jornal, e faça marcações no texto conforme eu fiz abaixo, com traçados para separar grupos de palavras:
Os robôs com /várias rodas sempre/ foram os preferidos dos/ especialistas quando /se trata de andar por/ terrenos desconhecidos,/ sobretudo em outros planetas.
Ainda que o/ robô marciano Spirit/ tenha atolado, o que forçou /a NASA a transformá-lo/ em uma plataforma fixa de/ observação,/ os engenheiros acreditam que as/ rodas são mais/ seguras, apesar de permitir uma /mobilidade mais limitada.
Mas há alternativas./ E a que está sendo/ levada mais a sério é uma /espécie de robô /rolante, ou uma bola robótica, dependendo /o ponto de vista.
Como pode ver acima, separei grupo com com isso “/”, se você tentar ler o texto acima, mas ao invês de palavra por palavra, o grupo separado pela barra, verá que sua leitura fica mais rápida.
O objetivo aqui é fazer com que seu cérebro se acostume a captar grupos de informações com menos paradas possíveis por cada linha lida, assim ao invés de ler palavra por palavra, você lerá 2 ou três de uma vez só, contribuindo para o aumento de velocidade, não se preocupe tanto com a compreensão, simplesmente faça o exercício por pelo menos 15 minutos por dia, verá melhoras com certeza.
Isso também acaba por contribuir para que a subvocalização desapareça, pois aos poucos sua mente aprende a absorver unidades de informação ao invés de palavras isoladas.
Atenção, tudo requer prática, então não desista, estou tendo resultados e você também terá.
A medida que eu for podendo eu vou postando mais dicas aqui e depois que estiver craque mesmo pretendo fazer um artigo completo com algo bem didático para que qualquer um possa fazer e ir mensurando resultados.
domingo, 6 de junho de 2010
Vista cansada, quem tem?
Como sabem, estou com o livro aqui “Como enxergar melhor sem óculos”, bem, não uso óculos, mas comprei esse livro por justamente sofrer em frente ao computador, pois passo a maior parte do meu tempo em frente a uma tela, e como sabem, uma hora ou outra seus olhos acabam sofrendo.
E no meu caso, isso vem acompanhado de olhos lacrimejando, visão turva e dores de cabeça. Então procurei pela internet algum método que pudesse me ajudar e encontrei o método Bates que é bem explicado nesse livro.
E justamente o método bates trata do meu trabalho, e posso dizer com toda certeza que funciona, bastou seguir dicas simples para meus problemas desaparecerem.
Então lá vai a técnica que segui. Esta está na página 85 do livro:
O importante nesse caso é saber que o desconforto sofrido pelos olhos ocorrem muitas vezes nesse caso devido a postura com que se está vendo algo na tela. Então pequenos atos, que se monitorados e feitos da maneira correta vão melhorar e muito a sua visão nesse caso.
Relaxe enquanto estiver lendo ou assistindo algo, mantendo os olhos móveis, procurando mexe-los de uma lado para o outro na tela, isso se você estiver por exemplo assistindo a um filme.
Piscar umas 10 vezes por minuto, atenção nesse detalhe, piscar a essencial, e praticando esse exercício em percebi que essa era uma das minha deficiências, estava deixando de piscar cada vez menos.
Algo que o Matheus, autor do livro, chama a atenção, é que casos como esse de vista cansada acabam sendo quebra-cabeças para os oftalmologistas, pois do ponto de vista clínico, o olho está saudável, os mais experientes se recusam a prescrever óculos para esse problema mas muitos se sentem no dever de fazer isso, e o resultado é que o problema em si não é sanado, acaba sendo um alívio temporário, fazendo com que o olho perca gradualmente sua capacidade de focalização e por final a capacidade de enxergar sem óculos.
Então é:
- Piscar frequentemente.
- Mobilidade contínua. (Não deixe seus olhos imóveis por muito tempo)
- Colocar um quadro de Snellen (exemplos aqui e aqui).
Deixe o a uma distância de 3 a 6 metros de si, e sem óculos, leia-o da seguinte maneira:
Uma letra de cada vez. Pisque após cada letra.
Leia as linhas de menor tipo que puder ver, sem demandar mais esforço do que fez para as letras maiores. E não deixe de piscar após a leitura de cada uma dessas letras.
Agora leia o quadro com ambos os olhos abertos. Em seguida, faça o mesmo processo com um olho tapado não tocando na vista tapada, bastando colocar a palma da mão em concha em cima do olho.
Se um vista for mais fraca do que a outra, exercite a mais do que a outra.
- Leia sem óculos, mantendo o livro a 35 cm dos olhos.
Pisque de uma a duas vezes na leitura a cada linha. Faça isso pelo menos durante cinco minutos ao dia piscando duas vezes a cada linha.
Poucas semanas de prática com 15 minutos ao dia já trazem grandes benefícios.
Próximo livro a ser lido
Bom, como sabem estou aqui eu, na minha saga tentando quebrar a barreira que separa meros leitores de leitores super-sônicos.
Como encontrar um bom material de leitura dinâmica que me satisfassa com técnicas que realmente funcionem, estou me virando com o pouco que aprendi e com o material que tenho aqui e alguns exercícios como podem acompanhar pelo meu diário.
Então comprei esse livro aqui:
Assim que chegar vou tratar logo de “devora-lo” e colocar minhas impressões aqui. Por que o que quero mesmo é algum material que entre mais afundo no método Evelyn Wood, ensinado nos Estados Unidos.
Pois não vi agora ninguém que destrinchasse esse método como deveria e ensinando de forma correta os passo.
Então, aguardem, assim que chegar.